facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1177 - Já nas bancas!
08/11/2019

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Nei Cabral será o prefeito de Irati a partir de segunda 

A partir de segunda-feira (11), o prefeito de Irati, Jorge Derbli (PSDB) estará afastado do cargo. Entre os dias 11 e 25 de novembro, ele se licencia, sem subsídios, para tratar de assuntos particulares. No período, quem assumirá o cargo é o presidente da Câmara de Irati, Nei Cabral (PDT), pois o vice-prefeito  disse que estará impossibilitado de ocupar o cargo nesta data.

Câmeras de segurança em Teixeira Soares

O sistema de monitoramento através de câmeras de segurança que o prefeito de Teixeira Soares, Lula Thomaz (PSB), disse que iria fazer está prestes se concretizar. A licitação para a compra dos equipamentos já está marcada para o dia 22. A reivindicação é do Conselho de Segurança da cidade e está sendo atendida pela administração para trazer mais tranquilidade aos moradores de Teixeira Soares.

Inauguração da Apae de Inácio Martins

A nova sede da Apae de Inácio Martins deverá ser inaugurada ainda durante o mês de novembro pelo prefeito Júnior Benato (PSD), pelo deputado Artagão Júnior (PSB) e pela direção da escola. O prefeito planeja uma grande festa para comemorar a conquista no mês em que Inácio Martins comemora seus 59 anos.

Aliança é discutida em Inácio Martins

Ainda em Inácio Martins, há rumores de que dois grupos políticos que já foram adversários em outras eleições possam vir estar juntos na disputa das eleições majoritárias de 2020. Conversas estão em andamento entre os grupos do atual prefeito, Júnior Benato (PSD) e de Álvaro Pasqualin (DEM), conhecido como Batata. Se a aliança irá se concretizar ou não, só o tempo dirá. 

1º prêmio Jovem Empresário de Irati

Na noite desta  sexta-feira (08), ocorre a primeira edição do Prêmio Jovem Empresário de Irati. A iniciativa é uma promoção do Conselho Jovem Empreendedor (Conjove) do município, com apoio de diversas entidades locais, dentre elas, a Aciai. Diversos jovens empreendedores locais concorrem à premiação.

Frente Parlamentar da Primeira Infância

A Frente Parlamentar da Primeira Infância foi lançada pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta semana, no dia 04. Na ocasião também  aconteceu uma audiência pública para debater o Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/16), que dispõe sobre políticas públicas para o período de zero a seis anos. Defensora da causa, a deputada federal  Leandre Dal Ponte (PV) esteve presente no evento, do qual também participaram secretária Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Ely Harasawa, desembargador Fernando Wolff Bodziak, representantes do poder legislativo, das universidades, do Governo do Paraná, e da sociedade organizada.

Batata quente

Às vésperas do período eleitoral, o Congresso terá que debater um tema polêmico incluído na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Pacto Federativo pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) e pelo ministro da Economia Paulo Guedes: A extinção de municípios com menos de 5.000 habitantes. A PEC foi entregue para análise dos parlamentares nesta semana, no dia 05, e deverá render muitas discussões. Atualmente existem 1.253 municípios brasileiros com menos de 5.000 habitantes. O número equivale a 22,5% dos municípios do país.  Na nossa região, no Centro Sul, não há nenhum município com menos de 5.000 habitantes.