facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1178 - Já nas bancas!
04/11/2019

Sicredi reúne quase 600 mulheres em Prudentópolis para evento do Outubro Rosa

Sicredi reúne quase 600 mulheres em Prudentópolis para evento do Outubro Rosa

Desde 2013 a Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ abraça o movimento de prevenção do câncer de mama e já realizou sete edições do Outubro Rosa Sicredi. Neste ano, o evento  aconteceu no dia 24 de outubro, em Prudentópolis  e reuniu quase 600 mulheres de 18 municípios da região.

O encontro tem o intuito de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Afinal, aproximadamente 60 mil brasileiras são diagnosticadas todos os anos com o tumor maligno. Uma estatística alarmante, pois uma em cada 10 mulheres pode desenvolver a doença. Contudo, a qualidade de vida e redução do estresse são fatores importantes para a prevenção dessa e de diversas outras doenças. Com isso, um dos grandes objetivos do encontro foi falar sobre a saúde física e emocional.

Para abordar esses assuntos foram convidados o médico psiquiatra e educador Jairo Bouer, que falou sobre as emoções e a importância de ter um estilo de vida saudável, que garanta a cada mulher um espaço pessoal na rotina. Em seguida, o professor e doutor Clóvis de Barros Filho discursou sobre a vida que vale a pena ser vivida.

As advogadas da Ordem dos Advogados de Irati (PR) também participaram do evento, abordando temas como os tipos de violência contra a mulher, seus direitos e como buscar ajuda.

A primeira conselheira mulher da cooperativa, Sônia Raifur Kos, fez um discurso sobre a importância das mulheres buscarem seu espaço na sociedade e ocupar cargos de liderança.

Em um momento comovente, a associada Suzete Maria Viel, de Rebouças descreveu como tem sido sua luta contra o câncer de mama. Há um ano, ela havia participado do mesmo evento e já havia sentido um nódulo em seu seio, porém, foi a partir daquele momento que ela buscou ajuda e hoje está vencendo essa batalha. “Os exames médicos são importantes, mas jamais deixem de fazer o autoexame. Mulheres, vocês conhecem o corpo de vocês, então se perceberem algo diferente, investiguem”, alertou Suzete.

Texto e fotos: Assessoria Sicredi

Galeria de Fotos