facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1178 - Já nas bancas!
01/11/2019

Festejos de Natal de Irati deverão acontecer no Parque Aquático

Com venda do imóvel onde estava a Casa do Papai Noel, município de Irati deverá realizar os festejos de Natal no Parque Aquático

Festejos de Natal de Irati deverão acontecer no Parque Aquático

A Casa do Papai Noel de Irati mudará de local. Os festejos de Natal deste ano serão realizados no Parque Aquático. Uma reunião na tarde de terça-feira (29) confirmou que a programação no local deve começar a partir do sábado, dia 14 de dezembro, com abertura e programações todas as noites até o Natal. Estiveram presentes representantes da Provopar, da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico e outras secretarias.

A mudança de local ocorreu por causa da venda do imóvel onde funcionou a Casa do Papai Noel nos últimos anos, próximo à Rua da Cidadania. O local era alugado pela prefeitura de Irati destinado ao funcionamento da sede do Provopar Municipal. “Como esse imóvel não era do município, ele foi vendido. O dono atual que comprou o imóvel quer reformar a casa e pediu a desocupação”, contou o secretário de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, Alfredo Van der Neut.

Sem muitas outras opções para as programações natalinas, a prefeitura optou pelo Parque Aquático. “A prefeitura não dispõe de nenhum imóvel que seja característico e que pudesse servir para esse tipo de evento pelo centro. Então, sobrou essa alternativa, acredito que vai ser a única disponível de momento”, disse o secretário.

Ele entende que é um bom local, mas reconheceu que as programações poderiam ser em outro lugar mais central. “É um lugar público, onde tem bom espaço, não é exatamente o que gostaríamos de ter porque imagino que a Casa do Papai Noel vai precisar estar pelo menos no centro, próximo do comércio, porque os visitantes quando vem na Casa do Papai Noel acabam visitando as lojas, incentiva o comércio”, disse Alfredo.

No Parque Aquático, a programação deverá contar com um palco e um espaço para o Papai Noel. “A vontade é que exista senão a Casa do Papai Noel, um local do Papai Noel, pode ser feito um evento de Natal, não exatamente uma casa, pode ter um palco, onde toda noite existam apresentações, tenha aquela magia do Natal para as crianças não ficarem sem nada”, relata.

Casa da Cultura

O prédio da Casa da Cultura, que está sendo reformado, chegou a ser um local cotado para a realização das programações do Natal. No entanto, a licitação para a continuidade da obra ficou pronta apenas recentemente e a prefeitura teve que encontrar outro local.

“Nesse meio tempo ficou apertado para a prefeitura de pensar em outro lugar. Nós pensamos aqui na Secretaria de Cultura, esperando que uma licitação da reconstrução da Casa de Cultura também fosse agilizada um mês atrás. Atrasou, infelizmente, serviço público é cheio de travas, mesmo que haja boa vontade, as coisas não andam como a gente quer, e agora ficou o impasse de como fazer”, disse o secretário.

A Casa da Cultura poderá ficar pronta no início de 2020. Com esta previsão, o desejo é que as programações possam ser transferidas de forma permanente ao local nos próximos anos, pois a localização é central e próxima do comércio.

Com o prédio pronto, a expectativa é poder organizar os fundos da casa como o local do Papai Noel. “A Casa do Papai Noel nesse terreno dos fundos, com espaço para visitação, com o jardim de frente e a Casa lá em cima servindo como um palco assim para apresentações de músicas, de coral, ficaria bem no centro”, relata o secretário. “Queremos nos programar para o próximo ano”, finaliza.

Texto: Karin Franco

Fotos: Jonas Stefanechen e Karin Franco/Hoje Centro Sul  

Galeria de Fotos