facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1182 - Já nas bancas!
04/10/2019

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Moro e Ratinho Junior juntos 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e o governador Ratinho Junior (PSD) acompanham, nesta sexta-feira (04), as ações do projeto Em Frente, Brasil de combate à criminalidade violenta. Os compromissos começam pela manhã, no Encontro do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária no Palácio Iguaçu. Em São José dos Pinhais, haverá reuniões com o prefeito do município e os comandos das equipes de segurança da União, estados e município que atuam em conjunto no projeto-piloto iniciado pelo Ministério em 30 de agosto.

Paraná Rosa 

O Paraná deu início à mobilização do Outubro Rosa no dia 1º e tem como meta atingir cerca de 3 milhões de mulheres, com ações voltadas à prevenção. Neste ano, as iniciativas de cuidado integral da saúde das mulheres serão levadas a 43 municípios e incluem exames, palestras com profissionais das áreas de saúde, nutrição e educação física. O lançamento da campanha Paraná Rosa foi feito no Palácio Iguaçu, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pela primeira-dama Luciana Saito Massa.

Derbli recebe presidente da Fomento Paraná  

Nesta quinta-feira (03), o prefeito Jorge Derbli (PSDB) recebeu em seu gabinete o diretor-presidente da Fomento Paraná Heraldo Alves das Neves e a assessora de Relações Institucionais, Emília de Salles Belinati e o  deputado estadual Hussein Backri (PSD).  Na pauta, a discussão sobre novas linhas de crédito que estão sendo disponibilizadas pela Fomento Paraná e que podem beneficiar municípios com o perfil de Irati, ajudando a promover micro e pequenos empresários, gerando mais emprego e renda.

Obras a todo vapor 

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo da Prefeitura de Irati deu início à última etapa de pavimentação da  Rua José Fillus, com a colocação de CBUQ (asfalto). A via será uma alternativa para ir da região dos bairros Fósforo e Stroparo à BR 153, facilitando o tráfego de veículos. “É um compromisso que tínhamos na campanha e dentro de alguns dias estará pronto”, afirmou o prefeito Jorge Derbli (PSDB).

Recursos para o setor agrícola

Nesta semana, o prefeito de Teixeira Soares Lula Thomaz (PSB) esteve na Assembleia Legislativa do Paraná, reunido com o deputado estadual Alexandre Curi (PSB).  Acompanharam o prefeito, os vereadores Maria Luiza Belinoski (PSC), Marcelo Acordi (PSC),  Alvir Tomas (PR) e o suplente de vereador Germano Vagner. Na pauta da reunião, a Feira do Produtor, Investimentos no Centro de Eventos Miguel Belinoski e equipamentos para a Secretaria de Agricultura. 

Planejamento

Em Teixeira Soares, uma reunião sobre planejamento estratégico ocorreu na terça-feira (01) e colocou a população frente a frente com representantes do Executivo e Legislativo.  O encontro, que é parte do Programa Municipal de Atração de Investimentos, foi uma oportunidade para a troca de ideias sobre o futuro do município.