facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1171 - Já nas bancas!
03/10/2019

Secretários participam de apresentação da LOA 2020

Secretários participam de apresentação da LOA 2020

Na noite da última quinta-feira (26), foi realizada na sede da Câmara Municipal de Irati - PR a apresentação da Lei Orçamentária Anual (LOA) referente ao ano de 2020.

Além da prestação de informações referentes às finanças e ao orçamento, realizada pela Secretaria Municipal de Fazenda da Prefeitura de Irati, a novidade para este ano foi que houve apresentações dos serviços prestados pelas secretarias de Educação; Assistência Social; Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar; Saúde; Viação e Serviços Rurais e; Planejamento e Coordenação, a qual também prestou informações sobre a pasta de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, além de Obras e Serviços Urbanos.

O evento foi acompanhado por professores e alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), tanto do Campus Irati quanto do Campus Prudentópolis.

Segundo o secretário municipal Juarez Miguel da Silva, responsável pela pasta da Fazenda, a Lei Orçamentária Anual é uma das peças mais importantes das finanças do município. Para ele, a LOA é aquela que determina o que será arrecadado e no que este valor deverá ser gasto.

Nas palavras dele, trata-se da ferramenta que permite a execução dos serviços, pois é com base nela que todas as secretarias vão desenvolver os seus trabalhos. Dessa forma, a LOA bem elaborada, que esteja de acordo com a realidade e com as expectativas de Irati, tende a resultar em uma gestão pública bem feita. Juarez acrescentou que a apresentação é muito importante para incentivar a participação popular na gestão pública. Segundo ele, quanto mais as pessoas participam, mais os envolvidos no planejamento têm a obrigação de fazer melhor.

A sessão da apresentação foi conduzida pelo vereador Rogério Luís Kuhn, presidente da Comissão de Finanças, Tributos e Orçamento da Câmara, acompanhado do relator desta comissão, vereador Alberto Schereda, os quais teceram elogios ao secretário municipal de Fazenda pela iniciativa de apresentar, junto às informações exigidas pela Legislação referentes ao financeiro, uma demonstração das demais secretarias a respeito de como o orçamento é utilizado por cada pasta, em atendimento à população. Além dos representantes citados, também esteve presente na ocasião o vereador Edson Luis Elias.

Texto: Assessoria PMI

Galeria de Fotos