facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1182 - Já nas bancas!
03/10/2019

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Cleonice Schuck confere obra de perto 

A prefeita de Fernandes Pinheiro Cleonice Schuck (PSB) esteve, na última sexta-feira (27), acompanhando a pavimentação com pedras poliédricas que está sendo feita na Rua Jorge Kaier. Como chegou perto do meio dia, sentou-se no canteiro de obras junto com os trabalhadores da empresa Dalazoana, de Mallet, que executa os serviços e por lá almoçou. O objetivo da prefeita é de pavimentar mais ruas da cidade. Para isso, Cleonice encaminhou para apreciação da Câmara Municipal um pedido de financiamento cujos recursos são destinados à pavimentação de ruas. Ela quer deixar a cidade mais bonita, bem estruturada e melhor para o tráfego de veículos e pedestres.

 

Em Prudentópolis 

Em Prudentópolis, João Robério Marcondes Diniz (PSD) poderá ser um dos nomes que concorrerá nas próximas eleições ao cargo de prefeito. Diniz é um nome de peso e teria apoio dos agricultores além de outros segmentos.  

 

Em Irati

Em Irati, qualquer nome que seja dado como certo ainda é meramente especulação. Muito se fala sobre vários nomes, incluindo vereadores, ex-prefeitos, ex-vereadores, ex-candidatos a prefeito. Apesar do disque-disque, de concreto quase nada.

 

Coligações para vereador estão proibidas

As coligações para as eleições proporcionais –  que incluem deputados (estaduais e federais) e vereadores –, foram proibidas em 2017 pela Emenda Constitucional nº 97 e passam a valer para as próximas eleições. Com isso, a partir de 2020 partidos só podem se coligar para as disputas majoritárias, ou seja, para os cargos de prefeito, governador, senador e presidente da República.

 

Mas no Brasil tudo pode mudar

A PEC 7/2019 que tramita no Senado quer voltar a permitir que partidos façam coligações para as eleições proporcionais para deputados e vereadores. Mas isso só a partir de 2022, caso venha a ser aprovada.  De autoria do senador Ângelo Coronel (PSD-BA), a proposta conta com o apoio de 29 senadores e se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

 

Combate à corrupção 

O Projeto do Legislativo “Irati - A Gente Cresce Sem Corrupção” foi apresentado, nesta terça-feira (01),  às escolas municipais Rosalina Cordeiro de Araújo, Caic João Paulo II, Siqueira Rosas, Tancredo Martins e Matilde Araújo do Nascimento. Visitaram as escolas para falar sobre o projeto o presidente da Câmara de Irati, Nei Cabral (PDT), a coordenadora da Secretaria de Educação, Dione Cristina e o representante do Observatório Social de Irati, José Gabriel Cavalin. Segundo eles, o projeto está sendo muito bem aceito pelos alunos, pais, professoras e diretoras.

 

Aciai ouve empresários

Na noite de quinta-feira (26), a Aciai reuniu mais de 60 empresários que possuem estabelecimento na região da Rua Dezenove de Dezembro, Rua Trajano Gracia, BR-277 e BR-153, para ouvir as demandas deles.  Dentre as solicitações apresentadas, a reivindicação para que a Rua Dezenove de Dezembro volte a ser uma via de mão dupla foi a mais comentada. Os comerciantes expuseram à diretoria da Aciai o porquê da reivindicação e os benefícios que julgam a mudança traria ao comércio. As reuniões acontecem mensalmente em uma região diferente da cidade.