facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1171 - Já nas bancas!
18/09/2019

Projeto mapeará características da população idosa de Irati

Projeto mapeará características da população idosa de Irati

No dia 8 de outubro acontecerá o lançamento do projeto de pesquisa para o mapeamento das características da população idosa em Irati. O lançamento será às 13h na Associação dos Servidores Públicos Municipais de Irati.

O projeto faz parte do Programa Estratégia Amigo da Pessoa Idosa e é realizado pela Prefeitura Municipal de Irati, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e Central de apoio e integração de projetos e ações coletivas da Unicentro.

O objetivo é analisar o perfil do município sobre a sua situação da população idosa, identificando com isso, diferenças e vulnerabilidades territoriais. Esse mapeamento irá trazer elementos que sustentem as discussões e deliberações do conselho municipal dos direitos da pessoa idosa, atravessando estratégias de ação para as diversas secretarias municipais. A data para lançamento do projeto é alusivo ao Dia Internacional do Idoso no mês de outubro.

No lançamento haverá a apresentação do Grupo Teatral Riouchora com a peça “A Próstata vai bem”,  exposição dos quadros da oficina de arte dos idosos da instituição de longa permanência Santa Rita e também terá o lançamento do livro organizado pelo Conselho Municipal dos direitos da Pessoa Idosa e Unicentro/ Laboratório de Estudos da Linguagem (Lalingua). Os (as) organizadores (as) do livro serão: Denis Cezar Musial;  Fernanda Rocha Reda;  Juliana Ferreira Marcolino Galli. O livro será publicado pela editora Uniedusul.

Na mesma ocasião será entregue para algumas empresas o Certificado de “Empresa Amigo da Pessoa Idosa em Irati”, por destinarem uma porcentagem do imposto de renda para o Fundo Municipal dos direitos da Pessoa Idosa.

Programação:

13h às 13h30: Credenciamento

13h30 às 14h: Mesa de abertura

14h às 14h20: Apresentação do Grupo Teatral Riouchora com a peça “A Próstata vai bem” e exposição dos quadros da oficina de arte dos idosos da instituição de longa permanência Santa Rita.

14h20 às 15h: apresentação do projeto extensão do diagnóstico social voltado às pessoas idosas - Estratégia Amigo da Pessoa Idosa, em parceria com o curso de Fonoaudiologia e Psicologia.

15h às 15h20: Dúvidas.

15h20 às 15h40: Lançamento do livro sobre Envelhecimento- Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

15h40 às 16h: Entrega do certificado empresa Amigo da Pessoa Idosa.

16h às 16h30: Lanche.

Texto: Assessoria PMI