facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1171 - Já nas bancas!
16/09/2019

Receita Estadual realiza blitz de licenciamento de veículos em Irati

Receita Estadual realiza blitz de licenciamento de veículos em Irati

A Receita Estadual realizou uma blitz de licenciamento de veículos em Irati na última quarta-feira (11). Um dos objetivos foi incentivar a regularização dos veículos, incluindo o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Durante a blitz, realizada com o apoio da Polícia Militar, os auditores verificaram o pagamento da taxa de licenciamento, seguro obrigatório e IPVA. “Sem isso, o veículo pode ser apreendido, segundo artigo 230, inciso 5 º do CTB”, explica o auditor da Receita Estadual, Elder Marques Yano.

Os proprietários de veículos que tinham pendências apenas deste ano, foram notificados e têm cinco dias para regularizar. Já veículos com pendências relativas a outros anos, ficaram retidos até o fim da operação. “Se não regularizar até o fim da operação, o veículo é retido para o pátio”, conta o auditor.

Segundo o auditor, um em cada 10 veículos parados em Irati está com alguma irregularidade de IPVA. “A média do estado está em torno de 20%. O ideal seria menos de 5%. Irati está 10% dos veículos”, explica.

De acordo com o auditor, a ação é educativa e visa retirar de circulação veículos que estão irregulares. “Você está dirigindo seu carro tranquilo, pagou todos os impostos, além de estar pagando a conta sozinho, o cara bate no seu carro e causa um prejuízo para si próprio e para você que não tem nada a ver”, explica.

O auditor destaca que a não regularização prejudica o próprio município. “A pessoa está prejudicando o próprio município, porque metade do imposto volta ao município de Irati. Como a prefeitura pode prestar serviços sem dinheiro?”, conta.

A mesma operação foi realizada nesta semana em União da Vitória e São Mateus do Sul.

Texto: Karin Franco

Foto: Divulgação/RE

Galeria de Fotos