facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1177 - Já nas bancas!
06/09/2019

Editorial - O Brasil dos brasileiros

Editorial - O Brasil dos brasileiros

Neste sábado, sete de setembro, o Brasil comemora 197 anos da sua independência do Reino de Portugal. Desde então, o país passou por diversos contextos políticos e econômicos, cresceu, se desenvolveu.

Hoje, é um Estado Democrático de Direito, com uma República Federativa e que, mesmo com crises políticas e econômicas, tem conseguido manter suas instituições, assegurando um Estado moderno e dentro de seu tempo.

Toda história desses 197 anos faz com que o país seja o que é, entre defeitos e virtudes. Aprendemos muito em nossa história e crescemos também, fortificando nossa nação.

No entanto, as diversas crises experimentadas ao longo dos anos, muitas vezes, fazem com que tenhamos a síndrome do vira-lata. Temos dificuldades de reconhecer nossos potenciais e lembramos sempre de situações ruins.

Mas datas como o Dia da Independência podem servir para que exercitemos olhar o nosso país com olhos positivos ao menos de vez em quando.

Um dos exemplos é que somos extremamente criativos. Conseguimos pensar soluções diferentes e inovadoras para problemas do nosso dia a dia. Quem nunca fez alguma gambiarra para conseguir consertar algo? Essa é uma qualidade que poucos países têm e que acaba sendo muito valorizada internacionalmente. Essa criatividade também está presente na cultura popular que traz ritmos, cheiros, sons, gostos, palavreados, tudo extremamente criativo e rico culturalmente.

Além disso, também somos um povo sociável e acolhedor. Sabemos receber, sabemos entreter, sabemos como deixar alguém confortável. Somos também empáticos e estamos pronto para ajudar quem necessita.

Tudo isso são só algumas formas positivas através das quais podemos nos olhar. É preciso sim olhar a realidade e analisa-la como ela é, mas é preciso também tentar olhar para os pontos positivos e tentar melhorá-lo ainda mais, para que conseguirmos fazer com que esses pontos positivos possam ser uma ferramenta para desenvolver nosso país.