facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1164 - Já nas bancas!
02/09/2019

Apae de Irati realiza Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Uma programação com várias atividades foram realizadas para marcar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Apae de Irati realiza Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos dos dias 21 a 28 de agosto. Durante esse período, a Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de todo o Brasil, realizam diversas atividades para promover a participação da família e sociedade com os alunos. Em Irati, as atividades aconteceram até a última quinta-feira (29).

O tema escolhido para esse ano foi “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”, que busca mostrar a importância da participação da família nos processos educacionais, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação dos alunos. “Todo ano é uma expectativa muito grande para essa semana de atividades. Nossos alunos ficam esperando por esses passeios diferenciados, os jogos, o cinema. Para nós é muito importante também estar saindo com eles e indo para a comunidade”, complementa a diretora, Eliane Pires Filipaki.  

Na quarta-feira (21) iniciou a programação de atividades nas APAES da região Centro Sul do Paraná, que se reuniram no Ginásio de Esportes Gilmar Agibert, em Prudentópolis, para o 28º Jogos Recreativos Regionais. “As modalidades que são realizadas nesses jogos são atividades simples, atividades que os alunos possam estar disputando e se divertindo”, comenta a diretora auxiliar da APAE de Irati, Nadicler dos Santos de Souza.

Em Irati, o cinema local abriu duas sessões exclusivas para a Apae na quinta-feira, dia 22. Os alunos assistiram ao filme Rei Leão em um preço acessível e também ganharam pipoca gratuita. Já na sexta-feira (23), aconteceu a roda de viola na chácara rural da APAE novamente em dois horários diferentes, pela manhã e também à tarde. Na segunda-feira (26) desta semana, as atividades com os alunos foram internas. Na terça (27) aconteceu o piquenique no parque aquático pela manhã e à tarde.  Nesta quarta-feira (28) as atividades foram novamente internas e na quinta-feira (29) aconteceu a missa de Ação de Graças.

Texto: Da Redação/ Hoje Centro Sul

Foto: Reprodução