facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1164 - Já nas bancas!
30/08/2019

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Vários temas foram discutidos na Amcespar  

Prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais da região participaram nesta quinta-feira (29), na sede da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar), de uma reunião ordinária. A sistematização de dados econômicos, sociais e de infraestrutura dos municípios para a busca por investimentos no mercado foi um dos temas do encontro. Também formam discutidos meios para ampliar a arrecadação, energia solar, Patrulha Rural e Saúde.

 

Júnior Benato solicita apoio dos prefeitos ao Erasto 

Antes dos debates técnicos, que tiveram a presença de especialista para a explanação sobre os temas, o presidente da Amcespar, prefeito de Inácio Martins, Junior Benato (PSD),  abriu espaço na reunião para que as representantes do Hospital Erasto Gaertner divulgassem o evento Risoto Solidário, que ocorrerá no dia 10 de novembro, no CT Willy Laars, em Irati. Na ocasião, serão servidos 60 tipos de risoto e a expectativa é de que mais de 2 mil pessoas participem do almoço, que terá os cartões vendidos com antecedência, pelo preço de R$ 40,00.  A arrecadação será destinada ao projeto de construção da sede do Hospital Erasto Gaertner em Irati. Júnior Benato reforçou o pedido para que todos os prefeitos da Amcespar envolvam-se pessoalmente nesta causa, considerando os benefícios que o atendimento dos pacientes com câncer em Irati traz para seus municípios.

 

Asfalto entre Irati e São Mateus

As pedras que serão utilizadas na obra de pavimentação da estrada que liga Irati a São Mateus do Sul, a PR 364 já estão sendo britadas. Este material será colocado como base para os  49 quilômetros de  asfalto. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que fiscaliza a obra, primeiro as pedras estão sendo quebradas em tamanho maior e estocadas. Depois, novos britadores serão utilizados para reduzir o tamanho das pedras e, então, elas serão colocadas na PR 364. O investimento do Governo do Estado nesta obra, que era um grande sonho da região, é de mais R$ 108 milhões.

 

Bombeiros do Paraná atuarão na Amazonia

O Paraná vai atuar no combate aos focos de incêndio na Região Amazônica. Uma equipe de 30 bombeiros militares do Estado vai integrar a Operação Verde Brasil por determinação do governador Ratinho Junior (PSD), que atendeu prontamente uma solicitação de apoio feita pelo ministro Sérgio Moro, da Justiça e Segurança Pública.

 

Audiência na ALEP sobre o Paraná livre de febre aftosa 

Uma audiência pública para discutir o avanço do Estado do Paraná rumo ao status de ser considerado território livre de febre aftosa ocorreu na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), na quarta-feira (28).  O evento reuniu parlamentares, representantes do Estado, entidades de classe, além de milhares de produtores e pecuaristas para defender a nova condição sanitária do Paraná. A expectativa da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) é que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) declare o estado livre de febre aftosa sem vacinação ainda em setembro deste ano. Para o vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da ALEP, deputado Artagão Júnior: “É um movimento de extrema importância para o setor pecuário do Paraná, que busca o reconhecimento do estado como área livre da aftosa sem vacinação, o que já é realidade e vem sendo comprovado por diversos estudos”.