facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1164 - Já nas bancas!
30/08/2019

Premiação do 1º Concurso de Trovas Irati será dia 31

Premiação do 1º Concurso de Trovas Irati será dia 31

Acontece neste sábado (31) a Cerimônia de Premiação dos trovadores do 1º Concurso de Trovas de Irati. O evento acontecerá às 9h30, no Centro Cultural Clube do Comércio (CCCC), na Rua 15 de Julho, 310.

Da programação constam a abertura de exposição de trovas classificadas, momentos musicais, entrega de diplomas, lançamento do Concurso Nacional Intersedes, leituras de trovas de livre escolha dos presentes, e uma confraternização por adesão.

A promoção é da Seção da União Brasileira de Trovadores (UBT) de Irati, e tem o apoio da Prefeitura, ALACS, Fundação Denise Stoklos e CCCC. O convite é aberto a toda a comunidade.

Mais de 500 inscrições

O concurso foi proposto pelos de trovadores que pertencem a essa seção, para homenagear com versos, o município de Irati, pelo seu 112º aniversário, transcorrido em julho último.

Teve 503 inscrições, divididas nos âmbitos Municipal, Estadual e Nacional, para trovadores novos e veteranos, e três temas: “Abelha”, “Mel” e “Colmeia”. Na categoria especial de humor, o tema foi “Abelhudo”. Foram classificados 40 trovadores, sendo quatro de Irati e os demais do Paraná e vários estados do Brasil.

Com relação ao número de trovas que podem ser inscritas, é organizado e publicado um regulamento, contendo os procedimentos de cada concurso, que são semelhantes, variando de uma a três trovas por candidato.

Seção Irati é filiada à UBT

O grupo de Irati está legalmente instituído para elaborar concursos trovadorescos, com o aval da União Brasileira dos Trovadores, (UBT) órgão que o município é filiado desde 2009, quando a Delegacia de Trovadores local foi instalada. Após desempenho constante, foi promovida a categoria de Seção de Trovadores de Irati, em 2018.

Atualmente a diretoria da Seção de Irati é constituída por Luiza Nelma Fillus (presidente), Luiz Vieira (vice-presidente de Administração), Silvia Maria Svereda (vice-presidente de Finanças), João Wilson Faustini e Caterina Gaioski (vice-presidente de Cultura/Relações Públicas), Tani Moraes Neves (secretária), e Celia Neves Vieira (coordenadora do Juventrova).

Irati tem histórico de trovadores

A presidente da Seção da União Brasileira de Trovadores de Irati, Luiza Nelma Fillus comenta que Irati tem um histórico de munícipes que se dedicaram a este formato poético.

 

“Sabemos que Irati realizou outros concursos de trovas, com trovadores de grandeza em nossa cidade, como Mafalda de Sotti Lopes, Rosemary Lopes Pereira, Virgílio Moreira, Juvenal Ribeiro de Camargo, e outros ainda que se dedicaram ao ofício de escrever nessa modalidade literária, mas especificamente em trovas,  somente esse concurso de 2019, foi o primeiro”.

“O movimento de trovas está organizado por municípios, mas como aqui temos a ALACS, os acadêmicos conhecem, apoiam, e alguns participam dessa iniciativa literária, tendo premiações em diferentes concursos. Nada impede que o município que queira instalar uma Delegacia de Trovas, o faça e, se quiser, terá nosso apoio e nossa admiração”, complementa Luiza.

Atividades

A Seção de Trovas de Irati realiza encontros, no primeiro sábado do mês, no Centro Cultural Clube do Comércio, a partir das 9h30 e até às 11h.

Nos encontros mensais são discutidas questões como elaboração da trova, leitura dos boletins da UBT (que trazem os locais em que serão realizados os concursos no mês seguinte), encontros de trovadores, cronograma de oficinas de trovas para adultos e jovens, participações em eventos onde iratienses foram contemplados com premiações e, por meio de ata, registra-se a memória da UBT, sessão de Irati.

A União Brasileira de Trovadores (UBT) é uma entidade que congrega duas centenas de cidades do Brasil e Portugal, onde as Seções e Delegacias divulgam a Trova, com a realização de Oficinas e Concursos. A UBT Nacional existe há 50 anos.

Texto/Foto: Assessoria PMI