facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1164 - Já nas bancas!
27/08/2019

Ceu das Artes em Irati terá oficina de bonecas Abayomi

Ceu das Artes em Irati terá oficina de bonecas Abayomi

Neste sábado, dia 31, no Centro de Artes e Esportes Unificado (Ceu das Artes), na Vila São João, em Irati, estará acontecendo uma oficina de arte para confecção de bonecas Abayomi. A capacitação está sendo organizada pelo Coletivo Teresa de Benguela e a responsável pelo curso será a oficineira Cristina Oliveira.

A oficina terá início às 14h. Para mais informações, o telefone de contato é 9 9123 3160.

Histórico

Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros (navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil), as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e, a partir deles, criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção.

As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano, cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.

Ela se tornou comum na arte popular brasileira a partir do movimento de mulheres negras do Maranhão, que buscava na arte popular um instrumento de conscientização e socialização. As bonecas Abayomis são negras, feitas de sobras de tecido que são amarrados, resgatando a forma mais singela do fazer artesanal, sem uso de costuras e o mínimo de ferramentas.

Texto/Foto: Assessoria PMI