facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1164 - Já nas bancas!
21/08/2019

Irati conquista 1º lugar nas categorias infantil e juvenil da poesia Haicai

Uma aluna de 8 anos da escola João Batista Anciutti, no bairro Riozinho, e outro aluno de 12 anos, do Colégio Estadual Duque de Caxias, conseguiram as primeiras colocações

Irati conquista 1º lugar nas categorias infantil e juvenil da poesia Haicai

Alunos de escolas públicas de Irati se classificaram em primeiro lugar nas categorias infantil e juvenil no 18º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto Juvenil 2019 de São Paulo.

Ao todo, alunos de Irati, Fernandes Pinheiro, Mallet, Prudentópolis, Rebouças e Teixeira Soares atingiram 86 colocações  gerais no concurso.

Na categoria Infantil, a aluna Ana Júlia Basso, de 8 anos, conseguiu o primeiro lugar. Ela é aluna da Escola Municipal João Batista Anciutti, no bairro Riozinho, em Irati, e teve orientação da professora Márcia Aparecida Valenga.

Na mesma categoria, outros alunos da região também se destacaram. Em segundo lugar, ficou Jean César Bassani, de 10 anos, estudante do Colégio Estadual Trajano Grácia de Engenheiro Gutierrez, e orientado pela professora Salete Franczak. O terceiro lugar é de Mallet, da Escola Municipal Nossa Senhora de Monte Claro, com a aluna Kauane Aparecida Boraski de Lima, de 6 anos. Ela foi orientada pelas professoras Carmem Chandocha Guimarães  e Roseli Dembeck Palamar.

Na categoria Juvenil, o estudante do Colégio Estadual Duque de Caxias, em Irati, Marcelo Vinícius Bregino, de 12 anos, se classificou em primeiro lugar. Ele teve a orientação do professor João Carlos dos Santos. Na mesma categoria, Calebe Felipe de Souza Cabral, de 14 anos, ficou em terceiro lugar. Ele é estudante do Colégio Estadual do Campo de Faxinal dos Marmeleiros, interior de Rebouças, e foi orientado pela professora Carla Micheli Carraro.

Outros alunos receberam menções especiais: aluna Camili Caetano, de 12 anos, da Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento, em Irati; os alunos Cleiton Rodrigo Batista, de 35 anos e Diego Castelo Branco Martinhaki, de 24 anos, também da Escola Matilde Araújo do Nascimento. Do Colégio Estadual Trajano Grácia, de Gutierrez, interior de Irati, o aluno Mailon Luã de Souza Dorochinki, de12 anos, e da Escola Municipal João Batista Anciutti de Riozinho, aluna Marina Anciutti, 8 anos.

O concurso contou com a representação de 23 escolas de Irati e região. Ao todo, foram envolvidos 40 professores, e 1.128 alunos, que enviaram seus trabalhos a São Paulo. A cidade  com mais representantes foi Irati, que teve 406 participantes e  obteve 39 classificações. Seguido de Rebouças com 140 participantes e 11 classificações,  Mallet  com 338 participantes,  Prudentópolis 105 participantes,  Fernandes Pinheiro 99 participantes e Teixeira Soares 55 participantes, que somaram juntos mais 9 classificações. Ao todo, foram 59 classificações, num total de 86 gerais do concurso deste ano.

O 18º Concurso  Brasil de Haicai Infantojuvenil 2019 foi promovida pelo Grêmio  Ipê de São Paulo, com o tema “Alegrias da minha terra”. Participaram ao todo do concurso 2.042 alunos, de 39 escolas, 69 professores de 19 cidades dos Estados do Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e São Paulo.

O apoio ao concurso foi do Núcleo Regional de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria da Cultura, Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais, Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro Sul do Paraná - ALACS, Centro Cultural  Clube do Comércio, direção, equipe pedagógica, professores e alunos das escolas de Irati e região.

Os alunos classificados e seus professores receberão certificados, que serão enviados às escolas, via correio, a partir da segunda quinzena de setembro, através dos promotores do concurso.

Haicai

Segundo o livro “Irati 100 Anos Em Versos Haicai”, o Haicai é um poema de origem japonesa, constituído de dezessete sílabas (ou sons) distribuídos em versos de cinco, sete e cinco sílabas, respectivamente, e que contém uma referência à natureza ou à estação do ano, por meio de kigo, ou palavra da estação. Nos concursos, o tema proposto geralmente faz o elo de ligação com a natureza.

Haicais classificados

Véspera da festa/No ensaio da quadrilha/Acerto o passo. - 1º lugar: Ana Júlia Basso – 8 anos, Escola Municipal João Batista Anciutti, Irati.

Ronco dos motores/ O plantio dos trigais/ de manhã à noite. - 1º lugar: Marcelo Vinícius Bregino -12 anos, Colégio Estadual Duque de Caxias, Irati.

Texto: Assessoria Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais