facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1164 - Já nas bancas!
19/08/2019

Projeto “Slava Ukraini” movimentou Mallet

Com o objetivo de promover o resgate e valorização da Cultura Ucraniana, o projeto ofereceu várias oficinas e espetáculos de dança e música para os malletenses

Projeto “Slava Ukraini” movimentou Mallet

A nona edição do projeto “Slava Ukraini! – Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná”, realizado pelo Folclore Ucraniano Kalena, ocorreu  na cidade de Mallet no dia 10 de agosto, envolvendo a comunidade, que participou de oficinas e de uma noite cultural.

 Durante todo o dia, no pavilhão da Igreja Ucraniana, aconteceram oficinas de pêssankas, danças ucranianas, bordados, culinária e palestra cultural. Todas as turmas estiveram lotadas.  “Os participantes demonstraram muito interesse e entusiasmo com as atividades”, comenta Vilson José Kotviski, um dos coordenadores das oficinas. As oficinas também foram acompanhadas pelo Bispo Metropolita Dom Volodêmer Koubetch, que estava em Mallet, em sua visita canônica.

À noite, ocorreram as apresentações de danças e músicas ucranianas no ginásio de esportes de Mallet. Participaram o Grupo Kalena (infantil, juvenil, adulto e máster), o Grupo Spomen (infantil, juvenil, adulto e máster) e o Musical Trembita. Também ocorreram exposições de artesanato e foram servidos pratos típicos da culinária típica ucraniana. O prefeito de Mallet, Moacir Alfredo Szinvelski, a primeira dama e secretária de Cultura, Maria Margarete Grden Szinvelski, e o paroco Padre Irineu Vaselkoski estiveram presentes. Ao final das apresentações, eles discursaram agradecendo e elogiando todas as ações do projeto.

Projeto

Realizado pelo Folclore Ucraniano Kalena, o projeto “Slava Ukraini! – Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná” tem o apoio da Copel e incentivo do Profice – Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Estado do Paraná. Em Mallet, também contou com o apoio cultural da Comunidade Ucraniana de Mallet, Grupo Folclórico Spomen, Secretaria de Cultura e Prefeitura Municipal.

Próximo evento

A última edição do projeto “Slava Ukraini” acontecerá um União da Vitória, dia 24/08/19. Acompanhe a programação no site: www.slavaukraini.com.br

Texto:  Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações de assessoria

Fotos: Assessoria Slava Ukraini

Galeria de Fotos