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Edição 1171 - Já nas bancas!
13/08/2019

Precificação de produtos é discutido em livro

Segundo o autor, livro não pretende trazer apenas um manual sobre como precificar o produto, mas também refletir sobre o processo ocorrido no mercado brasileiro

Precificação de produtos é discutido em livro

Discutir a forma como os produtos são precificados e o contexto onde eles são elaborados é um dos assuntos abordados no livro “Reflexões sobre os fatores que impactam no processo de precificação”, do autor Haroldo José Andrade Mathias.

De acordo com o autor, o objetivo é refletir sobre o processo ocorrido. “Tentei abordar os aspectos da atividade empresarial sob a ótica da gestão e da maximização do lucro, ao mesmo tempo entremeando comentários, de certa forma antagônicos, sobre o papel das empresas, gestores, entre outros elementos que compõem as relações capitalistas de produção, na construção de uma sociedade menos reprodutora de desigualdades, mais ética e focada na coletividade, já que as empresas são apenas mais um dos elementos que interagem no contexto social”, explica.

O autor explica que em meio à temática gerencial, incluiu também um reflexão social. “Afinal, todas as atividades humanas são inerentemente, atividades sociais, fazendo uma mescla de trabalho técnico e literário, tentando encontrar um ponto de contato entre estas duas visões”, disse.

Ele destaca que a reflexão traz elementos para quem vende, mas também para quem compra. “Lembremos que ao tratar de custos, de preços, de empresas, etc. estamos em última análise tratando do elemento humano, com um comportamento complexo, mutável e, às vezes, inexplicável. Em outras palavras, o presente texto apresenta apenas subsídios para análise e para reflexão, levando o leitor a conjecturar e a refletir como encontrar o melhor preço de acordo com seu contexto, condição ou momento, ponderando a resposta dada pelo elemento mais importante nesta relação: o cliente”, disse.

O autor ainda destaca que o livro também traz elementos para um novo tipo de empresário, que surge a partir da necessidade, e que também pode refletir sobre o processo de precificação. “O contexto da economia e do mercado de trabalho, aliado às mudanças sociais e legais impostas, tem transformado muitas pessoas em empresários. São diversas atividades exercidas por indivíduos sob a forma de microempreendedor individual - a chamada "pejotização". Cada vez mais, as pessoas trocam as relações tradicionais de trabalho pelo autoemprego como forma jurídica empresarial, cada vez mais as pessoas vendem seus produtos e serviços, administram seu trabalho, e portanto, precisam entender como se dá o processo de formação dos preços e quais fatores o afetam”, explica.

Independente

Haroldo explica que lançou o livro de forma independente. “Parti para esta empreitada de forma autônoma, pesquisando, através de tentativas e erros, elaborando o livro em todo seu processo (desde conteúdo, capa, revisão, etc.), mesmo sem experiência alguma, visando com isso reduzir ao máximo os custos, pois não busquei incentivos ou patrocínios”, conta.

Por isso, possui apenas algumas cópias impressas de cortesia, e que poderão ser disponibilizadas em uma biblioteca pública.

No entanto, quem se interessar por uma cópia pode entrar em contato com o próprio autor. “Caso alguém tenha interesse no livro impresso, ou digital, pode enviar e-mail para andradeadm@yahoo.com.br. Se sobrar exemplares impressos posso verificar a possibilidade de fornecer, quem sabe, mensurando o interessante até encomendar uma nova remessa, ou ainda, disponibilizar o material on-line, ainda não preparado e sem prazo”, explica.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Foto: Divulgação

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