facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1163 - Já nas bancas!
06/08/2019

Nova Casa Lar de Irati tem entrega simbólica

Nova Casa Lar de Irati tem entrega simbólica

Na terça-feira (30) aconteceu a entrega simbólica das novas instalações da Casa Lar de Irati, a unidade municipal de acolhimento institucional para crianças e adolescentes. O evento também esteve incluído na programação dos 112 anos do município. A cerimônia foi na Casa dos Conselhos Municipais

A Casa Lar é um serviço tipificado como de alta complexidade, sob responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, que realiza o acolhimento provisório de crianças e adolescentes sob medida judicial. A unidade de acolhimento do município funcionava até então, num espaço locado e, agora, terá um espaço próprio.

As instalações do novo espaço da Casa Lar estavam em desuso desde o ano de 2015 e, a administração, com a sensibilidade dos conselheiros municipais dos direitos da criança e do adolescente, deliberou recursos para a reforma do espaço.

Acompanharam a solenidade, além do prefeito Jorge Derbli, a secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich e outros secretários municipais, os vereadores Alberto Schereda, Marcelo Rodrigues, José Bodnar, Soldado Elias e Rogério Khun, a chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), Marisa Massa Lucas, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Eva Dirce Portela, e o presidente do Conselho Tutelar, Antonio Ademir Alves Carneiro.

Reforma

A nova Casa Lar de Irati recebeu reforma completa em suas instalações. Antes da implantação das lajes nos pisos, foi necessário o nivelamento do solo em diversos pontos.

A antiga garagem foi reestruturada e, com ampliação das paredes, virou uma nova sala de lazer. A edificação ganhou novos banheiros, refeitório e cozinha.

Vidros e parte elétrica foram totalmente refeitos. O acabamento foi completado com revestimentos cerâmicos e pintura.

Os recursos aplicados até o momento, da ordem de R$ 300 mil, são oriundos do Fundo Municipal de Amparo à Criança e Adolescente. Mas há algumas situações futuras que ainda serão providenciadas, como rampa de acessibilidade e parquinho.

Acolhimento responsável

A secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich, comenta sobre as melhorias. “O principal objetivo é fortalecer o atendimento da rede em nosso município, realizando um acolhimento responsável e condições favoráveis”.

A unidade de acolhimento dispõe de uma equipe técnica formada por Assistente Social, Psicólogo e Pedagoga, que fazem o atendimento de crianças e adolescentes acolhidas sob medida de proteção. O endereço da Casa Lar não pode ser divulgado, conforme normas previstas nas orientações técnicas do serviço de acolhimento institucional e familiar para crianças e adolescentes.

Até 10 crianças/adolescentes (faixa etária de zero a 18 anos) podem ser abrigadas na Casa Lar. A equipe técnica que faz o atendimento fica no CAM, situado na Rua Coronel Pires, 826. Maiores informações pelo telefone 3907 3110.

Texto/Foto: Assessoria PMI

Galeria de Fotos