facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1171 - Já nas bancas!
29/07/2019

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Paraná é 4º estado que mais gera empregos

O Paraná gerou 40.022 vagas formais de emprego no primeiro semestre deste ano, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira (25) pelo Ministério da Economia. Os setores que mais empregaram no Estado foram serviços e construção civil. O resultado representa uma variação positiva de 1,54% em relação ao mesmo período de 2018 e corresponde a 629.437 admissões e 589.415 desligamentos. No consolidado do ano, o Paraná aparece em terceiro lugar no número absoluto de contratações e na quarta posição no saldo total de vagas de trabalho, atrás apenas de São Paulo (151.722), Minas Gerais (88.238) e Santa Catarina (49.895).

 

Vereadores prestigiam inauguração do CMEI 

Movimentada, a solenidade de inauguração do maior Centro Municipal de Educação Infantil de Irati, o CMEI José Maria Orreda, ocorreu na manhã da última quinta-feira (25). Além de prefeito Jorge Derbli (PSDB), prestigiaram o evento o presidente da Câmara Municipal, Nei Cabral (PDT) e os vereadores José Bodnar (PV), Rogério Luís Kuhn (PV) e Hélio de Mello (MDB) – autor do Projeto de Lei que denominou o novo CMEI de José Maria Orreda.

 

Câmara de Irati aprova lei para brinquedos adaptados

Brinquedos adaptados e equipamentos desenvolvidos para lazer e recreação de crianças portadoras de mobilidade reduzida e necessidades especiais deverão ser instalados em praças e parques públicos de Irati. A proposta foi feita através do Projeto de Lei nº 019/2019, do vereador Roni Surek (PROS), aprovado por unanimidade. Com a Lei aprovada, os parques infantis e “playgrouds” a serem instalados em espaços públicos, em conformidade com a Lei Federal nº 13.443/2017, deverão conter o percentual mínimo de 5% de brinquedos adaptados.

 

Rede de água no interior de Fernandes Pinheiro 

Na última semana, foram concluídos os serviços de instalação de rede de água em comunidades da área rural de Fernandes Pinheiro.  A última etapa foi a instalação do barrilete e do painel, finalizada na terça-feira. A nova rede de água atenderá os moradores das comunidades de Santa Luzia, Santo Antônio e assentamento Avencal.

Recredenciamento Institucional da Unicentro

A Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) será avaliada, nesta semana para o processo de Recredenciamento Institucional. O reitor da Unicentro, Osmar Ambrósio de Souza, destacou que esse processo avaliativo, que ocorre regularmente a cada dez anos, leva em conta a universidade como um todo. Peritos do Conselho Estadual de Educação do Paraná  e da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior farão levantamentos documentais, visitas técnicas e reuniões com os segmentos da comunidade acadêmica. O acompanhamento dos profissionais será feito pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

Impacto do crédito da Fomento Paraná

O crédito concedido pela Fomento Paraná entre 2010 e 2015 foi responsável por  81% dos contratos de financiamento dos municípios do Paraná no período. Estes números fazem parte de um estudo acadêmico elaborado pela doutora em economia Dayane Rocha de Pauli.  O trabalho serviu de tese para conclusão de doutorado da pesquisadora na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e demonstra a importância deste tipo de financiamento.