facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1164 - Já nas bancas!
23/07/2019

Trabalhos realizados na saúde da região Centro Sul são premiados em Londrina

Dois trabalhos da 4ª Regional de Saúde e um da Secretaria Municipal de Saúde de Inácio Martins foram premiados no 4o Prêmio Inova Saúde Paraná

Trabalhos realizados na saúde da região Centro Sul são premiados em Londrina

Três trabalhos da área de abrangência da 4ª Regional de Saúde foram premiados no 4o Prêmio Inova Saúde Paraná, realizado na sexta-feira, dia 12 de julho, em Londrina. Os trabalhos ficaram nas primeiras posições em seus eixos temáticos, onde concorriam 36 trabalhos em cada eixo.

No eixo “Memória e História da Saúde Pública do Paraná”, Patrícia Padilha Sobutka e Juliana Trinkaus Menon, da 4ª Regional de Saúde, ficaram em 1º lugar com a apresentação do portfólio das ações realizadas na saúde em 2018, com o resgate histórico do trabalho integrado com o plano estadual e as Redes de Atenção à Saúde, fortalecendo e evidenciando a saúde nos municípios da 4ª Regional de Saúde.

Já no eixo da “Assistência Farmacêutica no Paraná”, Fernanda Luize Faria, também da 4ª Regional de Saúde, ficou em segundo lugar com o trabalho “Avaliação do acompanhamento farmacoterapêutico nos pacientes com dislipidemia no componente especializado da assistência farmacêutica (Ceaf): ensaio clínico experimental”.

No eixo da “Saúde Bucal no Paraná”, Julio Armando Canido Mendez, da Secretaria Municipal de Saúde de Inácio Martins, ficou em segundo lugar ao apresentar o trabalho sobre os 20 anos de clínica do bebê em Inácio Martins, com suas evoluções e benefícios na saúde bucal.

Mostra

A premiação aconteceu durante 5ª Mostra de Pesquisas em Saúde, ocorrida nos dias 11 e 12 de julho, em Londrina. A Mostra foi divida por 16 eixos de trabalho e tinha como tema central “Pesquisa e inovação em saúde no Paraná: inovando e valorizando a vida”.

Quase 400 trabalhos foram avaliados por uma Comissão Cientifica, e 365 projetos de pesquisas e relatos de experiências participaram da Mostra. Da área de abrangência da 4ª Regional de Saúde, foram inscritos e apresentados 14 trabalhos. O diretor da 4ª Regional de Saúde, Walter Henrique Trevisan, também esteve presente no evento.

Além dos trabalhos premiados, também foram apresentados pela 4ª Regional os seguintes trabalhos: “Monitoramento das ações dos núcleos de segurança do paciente nos hospitais da 4ª Regional de Saúde” (Emanuelli Mazur Ianoski Neuls); “Ginástica laboral para servidores e funcionários da 4ª Regional de Saúde do Estado do PR” (Caroline Gianna da Silva); “Planejamento Estratégico em saúde: ferramenta importante para a organização do controle social, fortalecimento da cidadania e âncora na perspectiva política e democrática dos princípios do SUS” (Patrícia Padilha Sobutka / Juliana Trinkaus Menon); “Apoiar a humanização nos hospitais: um desafio para a rede de serviços na atenção e gestão do SUS, desenvolvendo atitude de escuta ativa e acolhimento aos trabalhadores, gestores e usuários” (Patrícia Padilha Sobutka / Juliana Trinkaus Menon); “Um novo olhar sobre o papel do controle social e sua importância para a gestão democrática e participativa” (Juliana Trinkaus Menon / Patrícia Padilha Sobutka); “Fortalecimento do controle social através da ouvidoria ampliando o canal de comunicação entre gestão e os usuários para construção de um SUS com equidade” (Juliana Trinkaus Menon / Patrícia Padilha Sobutka); Cuidado farmacêutico e avaliação da adesão à terapia antirretroviral em pessoas vivendo com HIV/AIDS (Marcio Rodrigo Schoenherr).

O Hospital de Caridade Dona Darcy Vargas, de Rebouças, também apresentou o trabalho “Um novo modelo de assistência em reabilitação – Unidade de Cuidados Continuados Integrados/UCCI”, de autoria de Marcio José Gobor, Diovana Catarina Sabin e Lays Cabral.

O Cis/Amcespar apresentou o trabalho “Grupo para crianças e adolescentes com diabetes mellitus tipo 1: um relato de experiências sobre a prática interdisciplinar em um Ambulatório de especialidades", de Emalline Angélica de Paula Santos.

Já a Secretaria Municipal de Saúde de Inácio Martins apresentou mais dois trabalhos, além do premiado: “Integração da APS no acolhimento da gestante” (Silvane do Carmo Gavronski) e “Acolhimento as puérperas do município e Inácio Martins no hospital referência – Santa Casa de Irati” (Ana Paula Klosovski).

A Mostra foi realizada e promovida pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco), em parceira com a Secretaria de Estado da Saúde/Escola de Saúde Pública do Paraná (SESA/ESPP), com a co-promoção da Prefeitura Municipal de Londrina e da Centro Universitário Filadélfia (Unifil).

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Foto: Divulgação

Galeria de Fotos