facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1171 - Já nas bancas!
12/07/2019

III Fenovinos busca valorizar a criação de carneiros e marca a abertura da Expotexas

Feira voltada aos criadores de ovinos acontece durante a 7ª Expotexas, em Teixeira Soares, e termina no domingo (14). Na noite de quinta-feira (11) também ocorreu no município a abertura do Rodeio Country

III Fenovinos busca valorizar a criação de carneiros e marca a abertura da Expotexas

 

A 7ª Expotexas começou oficialmente nesta quinta-feira (11) em Teixeira Soares, mas a movimentação no Centro de Eventos Miguel Belinoski já teve início na quarta-feira (10), com a chegada dos animais que participam da III Fenovinos Paraná.

O evento itinerante está sendo sediado pela primeira vez em Teixeira Soares e é voltado especialmente para criadores de ovinos:  carneiros e ovelhas.

Até domingo (14), os visitantes podem conferir a exposição de animais e os criadores podem participar de eventos voltados à área de ovinos, como palestras e a competição em campeonatos.

Negócios

Mais do que apenas uma exposição, a Fenovinos deve trazer a oportunidade de ajudar no fortalecimento da criação de ovinos local. Através das competições, será possível valorizar o rebanho existente.

Segundo a técnica observadora e tesoureira da Associação Paranaense de Criadores de Ovinos (Ovinopar), Jaciani Beal, o evento visa dar oportunidade aos produtores. “Tem como objetivo levar para lugares com potencial na ovinocultura, para que tenham o melhor na genética para que a produção da região melhore os resultados”, conta.

Para Jaciani, a região Centro Sul tem um potencial para crescer no ramo. “A região tem muitos pequenos criadores de ovinos que precisam melhorar seu rebanho. Então, creio que será mais uma fonte de renda para todos os criadores já que a carne do cordeiro está em alta”, disse.

Além de fortalecer o ramo, a intenção também é poder integrar Teixeira Soares em um circuito nacional. “Todas as Fenovinos têm esse objetivo de fomentar e fazer com que o local que sedia ela, no caso Expotexas, se torne depois uma feira no circuito nacional das feiras de ovinos”, explica.

Ao ajudar na valorização do produto, a feira, em conjunto com outros órgãos, também colabora para a promoção de palestras e cursos para os criadores. O curso de manejo de ovinos, feito em conjunto com o Senar, na terça-feira (09) foi um deles.

Fenovinos

A Fenovinos Paraná é organizada pela Associação Paranaense de Criadores de Ovinos (Ovinopar), com a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco).

A feira existe no Rio Grande do Sul há mais de 25 anos e nasceu de uma iniciativa da Arco que tinha o objetivo de abrir novos mercados e levar a genética a todos os criadores do Rio Grande do Sul.

Com o mesmo objetivo, a Ovinopar trouxe ao Paraná a feira há três anos. Ponta Grossa e Cascavel foram as primeiras a sediar o evento que chega à sua 3ª edição neste ano.

Programação Fenovinos

Os animais chegaram na quarta-feira (10) e durante toda a quinta-feira (11) aconteceu o processo de admissão e data base dos criadores e animais.

Nesta sexta-feira (12) iniciaram os julgamentos dos campeonatos que acontecem até às 18h. Os grandes campeonatos e a premiação serão neste sábado (13) durante todo o dia, até às 18h.

Os animais saem do Centro de Eventos no domingo (14), a partir das 18h.

Texto: Karin Franco

Foto: Pixabay