facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1149 - Já nas bancas!
05/07/2019

Programação do aniversário de Irati inclui diversos eventos

Programação do aniversário de Irati inclui diversos eventos

Irati começa a respirar o calendário festivo do seu aniversário de 112 anos, e algumas atividades alusivas à data maior de 15 de julho, começam já nos próximos dias.

Um dos maiores eventos da programação é o Rodeio Crioulo de Integração que, dentro de 15 dias, tem início no Centro de Eventos Willy Laars. Esta é a 31ª edição do grande encontro tradicionalista gaúcho paranaense, que sediará invernadas artísticas e campeiras nos dias 12, 13 e 14 de julho, além de bailes fandangueiros, show e várias outras atrações.

Complementam o espaço de quase 140 mil metros quadrados de área do CT, parques, praça de alimentação, quiosques com lojas de roupas e acessórios, lembranças, e barracas de bebidas e doces.

A cada ano, o rodeio de Irati reúne maior público, seja dos visitantes da região e do Paraná, ou das inúmeras delegações que vêm ao parque de eventos participar das provas. A estimativa para 2019 é de que o público seja ainda maior que as cerca de 80 mil pessoas que circularam pelo Rodeio Crioulo no ano passado. A realização é da Prefeitura, em conjunto com os CTGs locais Estância Jacumasso, Esteio da Esperança, Fazenda Neumann, Laço Velho, Missioneiro, Picasso Velho, Pousada de Tropeiro, Terra dos Pinheirais e XV de Julho.

Bailes e show

Para este ano, o Baile de Patrão, na sexta-feira (12), será animado por Chiquito Bordoneio. Serão apenas comercializadas mesas para seis pessoas, ao preço de R$ 300, com possibilidade de adquirir até duas banquetas adicionais. Informações pelo telefone (42) 9 9916 4971.

O show gratuito de sábado (13), será com Paulinho Mocelin e Grupo Coração de Gaiteiro. Esta atração acontecerá no palco principal das invernadas artísticas, e mantém a proposta de oferecer show artístico nativista grátis ao público do rodeio. Também no sábado, dia 13, acontecerá o Baile de Rodeio, com animação do Grupo Talagaço. Todas estas atrações acontecerão no próprio CT.

Dentro da programação do Rodeio de Irati, acontecerá ainda no dia 14 a domingueira, no Park Dance, com o grupo Os Quatro Gaudérios. Informações pelos telefones (42) 3132 0201 e 9 9914 0707.

Poder Legislativo

Dentro dos 112 anos de Irati, também o Poder Legislativo elaborou sessões comemorativas para celebrar o mês de aniversário do Município na Câmara Municipal. As sessões solenes iniciaram já na terça-feira (02) com a entrega de título de Cidadão Honorário para Carlos Reksua Filho, proposto pelo vereador Nei Cabral.

Nesta quarta-feira (03), às 19 horas, aconteceu Sessão Solene de entrega de título de Cidadão Benemérito ao Coronel Péricles de Matos, através de proposta do vereador Alberto Schrereda.

No dia 10 de julho (quarta-feira) às 9 horas, será realizada Sessão Solene de Posse dos Vereadores Mirins da Legislatura 2019.

Incubadora de Negócios

Nesta quarta-feira, dia 03, foi inaugurada a Incubadora de Negócios (INETI), na Unicentro Câmpus Irati. O evento, desenvolvido pela universidade, também fez parte do calendário de 112 anos de Irati, e está vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

A INETI é uma organização que tem por objetivo incentivar a geração e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas que possuem quesitos inovadores, oferecendo capacitação complementar do empreendedor em seus aspectos técnicos e gerenciais, por meio da incubação e pré-incubação.

Jantar “Valores da Terra”

Dentro da programação de 112 anos de Irati, acontecerá o jantar “Valores da Nossa Terra”, neste dia 05 de julho, a partir das 20h, no Samuara Club de Campo.

A promoção será em benefício ao Asilo Santa Rita e reunirá artistas locais para apresentações no palco do clube. A promoção homenageia o músico Orlando Petchak (in memoriam), que foi o idealizador e organizador do evento por muito anos.

Serão vendidas mesas para seis pessoas, ao valor de R$ 300. Informações pelos telefones 3907 3158 e 9 9805 6700.

Irati Motofest

Nesta sexta-feira (05), e nos próximos dias 06 e 07 de julho, Irati irá recepcionar motociclistas de diversas regiões do Brasil na 9ª edição do Irati MotoFest - Encontro Sul Brasileiro de Motociclismo, que irá acontecer no CT Willy Laars. A iniciativa integra o calendário oficial dos festejos de 112 anos do Município.

Para este ano, é estimada a presença de aproximadamente 90 moto clubes que, a exemplo das edições anteriores, receberão a lembrança do evento no Palco do Rock, espaço tradicional da promoção. No ano passado, o Irati MotoFest reuniu cerca de 2.000 motociclistas.

O Encontro Sul Brasileiro de Motociclismo é realizado pela empresa Luma Produções, e conta com o apoio da Prefeitura de Irati, e hotéis Anila, Luiz XV e Solievo.

Informações pelo telefone (42) 9 9957 2988.

Liga de Voleibol do Paraná abre etapa Irati dia 05

Seguindo o calendário comemorativo municipal, nesta sexta-feira, às 14h, aconteceu o início da Liga de Voleibol do Paraná – Etapa Irati, com as categorias sub 14, sub 16 e sub 18 feminino

O local das competições será o Ginásio Municipal Agostinho Zarpellon Junior (Batatão).

Informações pelos telefones 3907 3168 e 9 9151 1546.

Festa Julina reunirá escolas e CMEIs municipais

No dia 6 de julho (sábado), às 14h, tem início a Festa Julina, promovida pela Secretaria Municipal de Educação.

Danças de quadrilha, apresentações artísticas das crianças das escolas e CMEIs municipais, comidas típicas e muitas outras atrações serão levadas à Rua da Cidadania, local central do evento, e para o qual todos estão convidados.

Culto e Missa de Ação de Graças serão no sábado e domingo

O aspecto religioso das comemorações será lembrado no primeiro final de semana de julho.

Dia 06 de julho (sábado), às 19h, acontecerá culto de Ação de Graças, na Igreja Assembleia de Deus, à Rua Expedicionário José de Lima, 288.

Dia 7 de julho (domingo), às 10h, será celebrada missa de Ação de Graças pelos 112 anos de Irati na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Bairro Rio Bonito.

Lançamento do livro “O Genial Padre Doutor”

Como parte da programação oficial do aniversário de 112 anos de Emancipação Política do município de Irati - Paraná, será feito o lançamento do livro "O Genial Padre Doutor", de autoria de Herculano Batista Neto, presidente da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS).

Na segunda-feira (1º) aconteceu uma Missa Memorial na Igreja Matriz São Miguel. No dia 19/07, às 20h, acontecerá o evento de lançamento do livro, no Centro Cultural Clube do Comércio.   

Texto/Foto: Assessoria PMI