facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1164 - Já nas bancas!
17/06/2019

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Scheredapede pavimentação no Jd. Califórnia 

O vereador Alberto Schereda(PSDB) entregou ao secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex (PSD) um ofício solicitando recursos para execução de um projeto de pavimentação de vias do bairro Jardim Califórnia de Irati. Schereda destaca que o bairro precisa de melhorias urgentes nas vias, que estão bastante precárias. “A pavimentação será de grande importância, pois contribuirá para qualidade de vida dos munícipes, uma vez que irá amenizar os transtornos causados pela ação do tempo, melhorando a trafegabilidade de veículos e pedestres”, afirmou o vereador. O prefeito Jorge Derbli (PSDB), o presidente da Câmara, Nei Cabral (PDT), e o vereador Nivaldo Bartoski (PSDB) também deram apoio à reivindicação de Schereda a Sandro Alex.  Houve uma sinalização positiva quanto ao pedido.

Manutenção de estrada Irati – São Mateus

A previsão para que os 47,7 quilômetros de asfalto entre Irati e São Mateus do Sul, na BR 364, sejam concluídos é de dois anos. As obras começaram no mês passado, em maio, e terão investimento estadual de mais de R$ 100 milhões. Até que as obras sejam concluídas, a empresa responsável por fazer o asfalto, a Construtora Triunfo, também deverá fazer a recuperação da estrada ainda não pavimentada. O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex (PSD) afirmou: “Eu determinei que a empresa dê a manutenção da rodovia nos trechos que precisam que as chuvas destruíram. Estamos construindo, mas precisa dar manutenção em todo o trecho até São Mateus porque tem pessoas que moram, vivem e estão com dificuldades para se locomover”. 

Projetos deverão ser aprimorados 

Na última terça-feira (11), o prefeito Jorge Derbli (PSDB), os secretários municipais e quase todos os vereadores de Irati estiveram reunidos com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Irati (SISMI). Na pauta, a discussão do Projeto de Lei nº 045/2019, que dispõe sobre a reorganização da Estrutura Administrativa do Município, e do Projeto de Leinº 046/2019, que altera a Lei nº 4.614/2018, que define a Estrutura do Sistema de Classificação de Cargos e o Plano de Carreira dos Servidores Públicos Civis do Poder Executivo. Os projetos 45 e 46 tinham sido encaminhados pelo Poder Executivo à Câmara Municipal, mas foram retirados para a análise e o aprimoramento de alguns pontos que ocasionaram divergências de interpretação.

Câmara cria Procuradoria da Mulher

Nesta semana, a Câmara de Irati criou a Procuradoria da Mulher. Instituída através do Projeto de Resolução 001/2019, proposto pelo vereador Rogério Luís Kuhn (PV), a Procuradoria deverá receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação praticados contra a mulher. Também fiscalizar e acompanhar programas do governo municipal que objetivem promover igualdade entre os gêneros e implementar campanhas educativas e antidiscriminatórias no âmbito municipal.

Oriovistoreceberá título de Cidadão Honorário

Nesta segunda-feira (17), às 18 horas, na Assembleia Legislativa do Paraná, o senador Oriovisto Guimarães receberá o título de Cidadão Honorário do Paraná. Nascido no interior de São Paulo, ele veio para o Paraná aos três anos de idade e fez história no Estado. Oriovisto foi um dos fundadores do Grupo Positivo, o qual presidiu por 40 anos, tornando-o um dos principais grupos educacionais, industriais gráficos e de informática do Brasil. Fazem parte do Grupo a Universidade Positivo e também a Positivo Informática, hoje a maior fabricante brasileira de computadores. Além da Posigraf, gráfica e editora, que fornece materiais para mais de um milhão de alunos, que utilizam o método de ensino do Positivo no Brasil e no exterior. O título para Oriovistofoi proposto pelo deputado estadual Marcio Nunes, atual secretário de estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.