facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1171 - Já nas bancas!
12/06/2019

Processo seletivo do IFPR acontece na 2ª quinzena de junho

O edital com instruções deve sair nos próximos dias e serão oferecidos três cursos de nível superior e dois cursos técnicos integrados em ensino médio, todos gratuitos

Processo seletivo do IFPR acontece na 2ª quinzena de junho

O processo seletivo do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus de Irati, esse ano começaráa partir da 2ª quinzena do mês de junho.

Diversos cursos gratuitos no ensino superior e técnico são oferecidos. No ensino superior, há cursos em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, licenciatura em Química e bacharelado em Agronomia. Todos os cursos superiores têm 40 vagas disponíveis.

Há também o ensino médio técnico integrado, quando o aluno faz Ensino Médio e um curso técnico ao mesmo tempo. São oferecidos cursos em Agroecologia e Informática,com disponibilidade de 40 vagas nos períodos da manhã e tarde.

As inscrições vão até o mês de agosto e são válidas para todos os 25 campido estado do Paraná. “Esse ano o processo vai iniciar um pouco antes. No máximo até o dia 15 de junho teremos as datas com período de inscrição, período de isenção, valor da inscrição e instruções para os candidatos que vão concorrer a cotas. Já está para sair o edital e a prova está prevista para ser realizada em agosto”, disse Juliana Marques Borghi, relações públicas do IFPR.

Ensino

O Instituto oferece aos alunos ensino, pesquisa e extensão, procurando levar para a prática os aprendizados obtidos em sala de aula. “Temos vários alunos que começam a participar de projetos de pesquisa e extensão. O projeto de pesquisa tem uma visão um pouco mais teórica e no de extensão procuramos levar o conhecimento das aulas para a prática. Isso pode fazer parte da carga complementar do aluno como estágio”, explica Juliana.

Ela também explica que nem todos os cursos de todos os campi há o curso técnico e o superior na mesma área. Em Irati, por exemplo, há o curso técnico de informática e o superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Juliana conta que a oferta de cursos é feita com base da observação do mercado de trabalho da região. “Sempre que abrimos um curso superior a preocupação é com a demanda na questão do mercado de trabalho. Na nossa região Centro Sul, Agronomia é algo que está em desenvolvimento e expansão. A proposta de um curso de bacharelado é muito bem vinda. Temos esse pensamento de que o aluno vai terminar o curso e se ele quiser vai ter mercado para trabalhar aqui”, finaliza Juliana.

O Instituto Federal do Paraná, campus de Irati, está localizado no bairro Vila Matilde na Rua Pedro Koppe, 100. Para mais informações entrar em contato pelo telefone: (42) 2104- 0200.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Jonas Stefanechen/ Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos