facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1141 - Já nas bancas!
07/06/2019

Creas de Fernandes Pinheiro é inaugurado

Creas de Fernandes Pinheiro é inaugurado

Na tarde chuvosa da última sexta-feira (31), ocorreu em Fernandes Pinheiro a inauguração do prédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).A prefeita Cleonice Schucke representantes da secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho fizeram a entrega da obra à população. 

Trata-se de edificação ampla e com espaços adequados para o atendimento especial a famílias e indivíduos vítimas de violênciafísica, psicológica, financeira ou moral, abuso ou exploração sexual, abandono ou negligência, situação de rua, uso de drogas, trabalho infantil, dentre outros.

Segundo a prefeita, a equipe do Creasde  Fernandes Pinheiro atende mais de trinta famílias, média/mês. Presta apoio a adultos, crianças, idosos e deficientes, todos com algum tipo de direito violado. 

“O trabalho do Creas não é um trabalho que se divulga. Não se expõe estas famílias, e, por isso, ele passa meio despercebido até, pela nossa sociedade, mas é uma equipe que trabalha muito arduamente e com o que é mais essencial: que é o seio da família, que é a alma do ser humano. Porque todo direito violado normalmente mexe não só com o físico, mas principalmente com o psicológico, o ser humano, e a desestruturação das famílias”, afirma Cleonice Schuck.

Construção

A construção da sede do Creas teve início em 2018 e foi realizada com investimentos do governo estadual.  Até então, os serviços de proteção social especial às vítimas de violência eram desenvolvidos pela equipe do Creasem espaço compartilhado com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Homenagem

O novo prédio do Creas foi denominado Elias Francisco Loss, em homenagem ao ex-prefeito de Fernandes Pinheiro que foi um dos responsáveis pela emancipação política do município, em dezembro de 1996.

Ele foi prefeito entre 2001 e 2004 e faleceu em 2013, devido a um câncer.

Na solenidade de inauguração do Creas, a filha Maria Claudia Losse bisneta Clara Luiza Loss representaram o ex-prefeito.

“Destaco a minha gratidão, pelas divergências, pelo entendimento que tivemos, e por hoje podermos estar juntos aqui, comemorando e dando o nome para esta tão importante obra para a parte social do nosso município, ao nosso ex-prefeito Elias Francisco Loss”, disse a prefeita Clenice.

Investimentos

Durante a solenidade de inauguração, prefeita aproveitou para frisar o grande volume de investimentos no município.  “Nós saltamos, nesta gestão, de 4 milhões e meio de investimento a fundo perdido, vindo dos governos estadual e federal para quase 20 milhões nesta nossa gestão. R$ 13 milhões do governo do estado e o restante do governo federal. Isso fruto de trabalho, de credibilidade pessoal, política, e de uma equipe que trabalha muito assiduamente, com muita seriedade, para fazer o município crescer’, disse Cleonice.

Dentre as obras em andamento, ela enfatizou as pavimentações, investimentos no Parque da Prainha, término de um ginásio, os primeiros metros de rede de esgoto no município, 50 casas pelo Família Paranaense, além de outras. “Aqui em Fernandes Pinheiro tem gestão por ideal. Nós queremos a melhoria do nosso município e é por isso que estamos trabalhando muito assiduamente, juntos”, disse a prefeita.

Ela agradeceu o apoio dos vereadores, citando o presidente da Câmara Municipal, ElitonRosenePabis, presente na inauguração.  Também destacou o apoio dos deputados e secretários de estado, em especial ao deputado Alexandre Curi e ao secretário de Infraestrutura e Logística Sandro Alex.

Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos