facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1164 - Já nas bancas!
07/06/2019

Secretaria de Meio Ambiente dá orientações sobre resíduos

Secretaria de Meio Ambiente dá orientações sobre resíduos

A Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente de Irati vai lançar em breve um material em forma de folheto que detalha orientações sobre o descarte e coleta de resíduos no município. Nele serão especificados o tipo de material, quem é responsável pela coleta e observações sobre o descarte correto. Também constarão os contatos de empresas e responsáveis pelos diferentes tipos de coleta.

O objetivo é levar de forma prática ao cidadão, o sistema de recolhimento e destinação dos diferentes tipos de resíduos, contribuindo para a manutenção adequada do meio ambiente e, com isso, favorecendo a qualidade de vida e saúde das pessoas. Confira alguns exemplos que serão repassados à população através deste impresso.

Lixo Orgânico - recolhido pela empresa HMS. O telefone para contato é 9 9974 9251. O cronograma de coleta está disponível na Secretaria Municipal de Ecologia e Meio Ambiente (SMEMA). O telefone da pasta é 3907 3045.

Lixo Reciclável - como plásticos, papel, papelão, garrafas, vidros, latas, tetrapak, alumínio, ferro e garrafas pet, entre outros, são recolhidos por cooperativas e empresas aqui relacionadas: Associação Malinoski (contato 9 9937 0039), COCAAIR - Cooperativa de Catadores (contato 9 8421 0319), Empresa LIXO ao LUXO (contato 9 9992 5802) e Empresa Nossa Senhora Aparecida (contato 9 9838 1995). É importante descartar este material limpo, jamais misturando com os orgânicos. O cronograma de coleta de recicláveis também está disponível na Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente (contato 3907 3045).

Logística Reversa – é o caso de alguns produtos que têm sistema específico de recolhimento. Lâmpadas: empresa Tohms (contato: 3423 2626) e empresa Patranscon (contato 3422 1081). Pneus: Empresa Xineki Pneus (contato 3422 5125).  Pilhas e baterias: são recolhidas por algumas eletrônicas de Irati. Eletroeletrônicos: campanhas de recolhimento trimestrais junto à Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente, que atende no Pátio de Máquinas (contato 3907 3045).

Medicamentos – há pontos de coleta em estabelecimentos de saúde, como farmácias, laboratórios e Secretaria de Saúde. Medicamentos jamais devem ser descartados em vaso sanitário, pia, rede de esgoto, rios ou lixeiras.

Tecidos, vestuário e calçados – podem ser descartados junto com resíduos orgânicos. Mas a orientação é para que se faça reuso de tecidos e outros itens, como cobertas, tapetes, outras vestimentas, bolsas, etc, pois não são recicláveis.

Móveis – devem ser desmontados para que cada parte e material tenham destino correto. Móveis nunca devem ser queimados.

Galhos, troncos, folhas, ramos e mato – são recolhidos pelo serviço de Coleta Verde da Prefeitura Municipal. O pedido deve ser registrado junto ao setor de Protocolo no Prédio da Prefeitura (contato 3132 6123).   Estes resíduos devem ser retirados da propriedade e colocados, organizadamente, de modo visível e acessível aos coletores, no passeio. Também nunca devem ser queimados.

Material de construção civil - Devem ser recolhidos pelas empresas que dispõem do serviço Disque Entulhos. Jamais podem ser jogados em áreas públicas, beira de rios, terrenos baldios ou no mato.

Foto/Texto: Assessoria PMI