facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1164 - Já nas bancas!
05/06/2019

13ª Festa do Pinhão movimentará Inácio Martins em junho

Programação já está fechada e organização acerta os últimos preparativos para a festa que acontece de 28 a 30 de junho em Inácio Martins

13ª Festa do Pinhão movimentará Inácio Martins em junho

Mais de 20 mil pessoas são esperadas nos três dias da 13ª Festa do Pinhão em Inácio Martins. A festa será realizada nos dias 28,29 e 30 de junhono Parque Municipal Paulo Dallegrave.

A um mês do evento, a programação já está toda montada e a organização intensifica a divulgação da festa.

“Agora estamos começando a intensificar a divulgação. Sempre nos últimos 30 dias antes da festa, nós intensificamos a divulgação com cartazes, envio de convites, flyers, nas redes sociais, nos jornais, nas rádios”, conta Taís Gonçalves Vieira, uma das organizadoras do evento.

Escolha da Rainha

A programação da festa tem algumas mudanças neste ano. Uma primeira será em relação ao Concurso de Escolha da Rainha e Princesas. Neste ano, a escolha acontecerá no primeiro dia do evento.

As inscrições já foram encerradas e as candidatas agora participam de orientações e preparações até o dia da festa. A escolha da Rainha e Princesas será na sexta-feira, dia 28 de junho, às 20h.

Sapecanção

O tradicional festival de música Sapecanção também sofrerá mudanças neste ano. “Nós fazíamos uma fase municipal e outra regional. Neste ano, mudamos um pouco o perfil. Colocamos uma premiação melhor e juntou tudo. São 30 inscrições”, explica Taís.

As inscrições terminaram na última semana. “Em torno de 10 dias as inscrições fecharam. Ficou bastante gente de fora que procuraram, porque já tinha completado as inscrições”, comenta.

O festival contará com a participação de concorrentes de todo o Paraná. “Tem pessoas daqui, pessoas de fora, de todo o Paraná. Concorrentes diferentes, que nunca tinham participado”, destaca.

Com a mudança, o festival será em apenas uma noite, no sábado, 29 de junho, às 19h.

Olimpíadado Agricultor Familiar

Uma das grandes atrações será a tradicional Olimpíada do Agricultor Familiar, com a participação dos produtores rurais de Inácio Martins.

“São 23 comunidades rurais que participam da Olimpíada do Agricultor. Em torno de mil agricultores participam dessa olimpíada nos dois dias, no sábado e no domingo”, conta Taís.

As provas relembram o dia no campo, como a de debulhar milho, mas também envolvem esforço físico como o cabo de guerra. A competição é uma das mais esperadas pelos participantes. “Movimenta bastante a parte rural do município”, disse Taís.

As competições começam no sábado, 29 de junho, às 9h, com a abertura da Olimpíada. À tarde, as competições continuam. No domingo, 30 de junho, as competições acontecem a partir das 10h. A premiação dos vencedores acontece às 16h.

Shows

Os três dias de evento terão atrações artísticas gratuitas para toda a população. Um dos primeiros shows será de Giba e Nando, na sexta-feira, 28 de junho, às 22h, logo após a Escolha da Rainha e Princesa da festa.

No domingo, 30 de junho, Conrado e Aleksandro farão o show de encerramento às 19h.

O único evento que será pago é o Baile do Pinhão, que será feito em local fechado, no sábado, 29 de junho, às 23h. A animação durante a noite fica a cargo do grupo Som do Sul.

Programação

A programação ainda conta com mais atrações. Uma delas é a tradicional culinária com pratos típicos a base de pinhão. O almoço será no sábado (29), ao meio-dia, e no domingo (30) às 11h30. O jantar no sábado e domingo será às 19h.

No domingo, 30 de junho, ainda acontecerão uma missa às 9h e um cerimonial com autoridades ao meio-dia.

Ainda antes do evento, também acontece no dia 25 de junho, o Seminário do Meio Ambiente.

Texto: Karin Franco

Foto: Arquivo/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos