facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1158 - Já nas bancas!
04/06/2019

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Derbli, Artagão e Ortega 

Irati tem muitos projetos a serem liberados pelo Governo do Paraná, sobretudo para a execução de obras, como as no CT Willy Laars e as de pavimentação de vias dos bairros. O deputado Artagão Junior (PSB), que representa Irati, não tem medido esforços para que todas as etapas dos processos de liberação dos recursos sejam vencidas. Na última semana, na quarta-feira (29), ele esteve com o prefeito Jorge Derbli (PSDB) na Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Eles foram recebidos pelo secretário da pasta, João Carlos Ortega.  

 

Relatório sobre a APA Serra da Esperança

O presidente a Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) e prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato (PSD), e o vice-presidente e prefeito de Irati, Jorge Derbli (PSDB), participaram, na manhã de quinta-feira (30), da abertura da reunião ordinária do Conselho da Área de Preservação Ambiental (APA) da Serra da Esperança. Na oportunidade foi apresentado um relatório com os resultados das investigações sobre a invasão da APA, que aponta grilagem de terras, escrituras forjadas em conluio com cartórios de Guarapuava, Inácio Martins, Pinhão e Guamiranga, crimes ambientais e a morte e pelo menos quatro pessoas. A reunião ocorreu na sede da Amcespar.

 

Reunião dos prefeitos da Amcespar 

Também na última quinta-feira (30), no período da tarde, os prefeitos das cidades que compõem a Amcespar se reuniram para discutir vários assuntos. Na pauta, a apresentação do novo chefe de Núcleo Regional de Educação, Marcelo Fabricio ChociaiKomar; um debate sobrecomo ampliar a arrecadação por meio de iniciativas ligadas ao protesto de dívidas; e tratativas do sobre a Patrulha Rural.  Alguns prefeitos não puderam estar presentes e enviaram representantes.

Comemoração em dose dupla

No próximo dia 05 de junho haverá comemoração em dose dupla em Inácio Martins. Ocorrerá a inauguração da fábrica de jeans e é aniversário do Prefeito Junior Benato (PSD). Ele que sempre batalhou para que o sonho de criar novos empregos no município se concretizasse, agora terá como “presente de aniversário” a satisfação de celebrar esta grande e importante conquista. Parabéns, Júnior.

“Escola sem partido”

Manifestações de estudantes e professores lotaram as galerias da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) na última terça-feira (28), porque estava programada para a data, a votação do projeto de lei conhecido como “Escola sem partido”. Entretanto, o que ocorreu foi a aprovação, pelos parlamentares, de um requerimento do deputado Luiz Claudio  Romanelli (PSB), pedindo a suspensão da votação do projeto por 10 sessões. A OAB Paraná enviou à ALEP um parecer de inconstitucionalidade do projeto.  Segundo o deputado, o projeto é inconstitucional porque é da competência da União legislar sobre o ensino e ele também cita a liberdade de expressão. "Temos que falar sobre os preceitos constitucionais que devem reger a relação de ensino aprendizagem. A relação de um professor com o estudante é a relação de confiança. Nós não podemos viver em um estado em que não haverá liberdade de expressão, seja do estudante, seja do professor", defende Romanelli.

Conselho de Turismo em Fernandes

Na última semana, no dia 28, aconteceu a formação do Conselho de Turismo de Fernandes Pinheiro, que contou com o apoio da administração da prefeita Cleonice Schuck (PSB). A comunidade está envolvida nos debates sobre turismo e os membros do conselho estão muito animados para trabalhar.