facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1163 - Já nas bancas!
03/06/2019

Secretário apresenta situação de obras em Irati

Das 34 obras inicialmente consideradas paralisadas, 15 já foram concluídas, uma foi retomada, 6 estão sendo relicitadas e duas têm pendência para rescisão contratual

Secretário apresenta situação de obras em Irati

Na última semana, o secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo de Irati, Adriano Batista, esteve na Câmara Municipal para expor a situação de obras do município.Foram apresentadas informações sobre obras concluídas, obras retomadas, obras em execução, obras em reprogramação, obras em licitação.

Recentemente, Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR)fez uma auditoria, em que  constatou que, das 34 obras inicialmente consideradas paralisadas, 15 foram concluídas na atual gestão administrativa, uma delas já foi retomada, seis delas estão sendo relicitadase duas delas estão com pendências para rescisão contratual(creche no bairro Dallegrave e creche no bairro Rio Bonito).

A única obra apontada com a condição de "parada" é a do Centro Cultural Denise Stoklos, que é de responsabilidade do Governo do Estado. Adriano disse que a administração tem buscado parcerias junto ao Estado ou mesmo parcerias privadas para retomada da obra ou dar outra finalidade.

O secretário também comentou sobre as manutenções, reformas e revitalizações que estão ocorrendo nos setores de esporte, turismo/cultura, infraestrutura, saúde e agricultura e falou sobre os novos projetos em tramitação junto aos órgãos estaduais e federais. Ainda citou outras atividades, como avaliação do Plano Diretor Municipal e o acompanhamento do Plano Diretor de Drenagem Urbana de Irati.

Ao final da apresentação, a audiência foi aberta para perguntas. Fizeram apontamentos os vereadores José Bodnar, Marcelo Rodrigues e Roni Surek.

Reprogramação

Conforme Adriano, estão em reprogramação: a reforma da Casa da Cultura; do Centro Cultural do Guamirim; continuidade da pavimentação dos bairros Marcelo, Santos Dumont e Jardim Planalto e os CMEI dos bairros Dallegrave e Rio Bonito. “A continuação da pavimentação da estrada de Gonçalves Júnior também está em fase de licitação. E a obra do Ginásio de Esportes José Richa foi desjudicializada em março e deverá ter início no segundo semestre de 2019”, afirmou.

Obras em execução

As obras em execução, citadas pelo secretário são: 1º Bloco da Nova Prefeitura de Irati; Escola do bairro Vila Nova; UPA 24 horas Jardim Aeroporto; reforma do Pronto Atendimento Ildefonso Zanetti; CMEI da Vila São João; reforma da Escola Municipal Olavo A. Santini – Rio do Couro; pavimentação da Rua José Fillus e parcial da Rua Luiza S. Stroparo; Centro da Juventude; pavimentação ASF do bairro Camacuã; extensão de rede de esgoto; manutenção de estradas rurais das comunidades de Gonçalves Júnior, Itapará e Água Clara; parque da Vila São João; entre outras.

Obras concluídas

Drenagem Central do Arroio dos Pereiras (Canal Hídrico 1ª fase); Muro de Gabião na Rua Jornalista José da Silva e o muro de arrimo no Rio das Antas; recape da Rua Jornalista José da Silva; pavimentação com pedras irregulares na comunidade de Governador Ribas; pavimentação na Rua das Acácias, Rua Daniel Moreira e Rua Caetano Zarpellon; readequação da estrada de Faxinal dos Melos; duas salas de aula na Escola São Miguel do Itapará; quadras poliesportivas na Vila Nova, Santo Antônio e na Praça Edgard Andrade Gomes ; UBS Joaquim Zarpellon; Praça da PEC (CEU); barracão de pré-moldados para reciclagem no Jardim Aeroporto; mini arena no Parque da Vila São João; academias ao ar livre e barracões de pré-moldado no CT Willy Laars.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações de assessorias CMIe PMI

Foto: Assessoria PMI, Assessoria CMI

Galeria de Fotos