facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1141 - Já nas bancas!
30/05/2019

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Presente na Escola 

Em 2018, no Paraná, 89 mil alunos abandonaram a escola. A informação é da Secretaria de Estado da Educação e foi divulgada nesta segunda-feira (27), mesmo dia em que o Governo do Estado lançou o programa Presente na Escola. A proposta é usar a tecnologia para criar uma base de dados por colégio e por turma que vai permitir o controle diário de presença dos estudantes. E esses dados também possibilitarão a adoção de estratégias pedagógicas para manter ou trazer os alunos de volta para a escola. O lançamento do programa Presente na Escola foi feito pelo governador Ratinho Júnior (PSD) e pelo secretário estadual da Educação e do Esporte, Renato Feder,em solenidade realizada no Teatro Guaíra, neste dia 27, com a presença de diretores de escolas estaduais.

Turismo em alta 

Representantes da região participaram na Assembleia Legislativa do Paraná, neste dia 27, da sessão solene em comemoração aos 50 anos da Paraná Turismo, uma autarquia ligada à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo. Para fomentar o turismo nos municípios, inciativas diversas visandoa organização do setor e a divulgação dos atrativos regionais vêm sendo comandadas pela Paraná Turismo nessas cinco décadas de sua existência.  Reconhecer o trabalho que já vem sendo feito e ampliá-lo cada vez mais é extremamente necessário. Ciente disto, o governador Ratinho Júnior (PSD) tem motivado sua equipe a divulgar diariamente o Paraná e suas belezas, seus atrativos turísticos naturais e culturais. Esperamos que o setor realmente ganhe um gás novo e possibilite o desenvolvimento, a geração de renda. 

Você sabe como é gasto o dinheiro público?

Em Irati, a prestação de contas do Executivo quanto à aplicação do dinheiro público durante o 1º quadrimestre de 2019será na próxima quinta-feira (30), às 19 horas, na sede da Câmara Municipal. A equipe técnica da Secretaria de Fazenda da Prefeitura de Irati apresentarápara a população, em audiência pública, os relatórios contábeis que resumem as receitas e os gastos do Executivo durante os meses de janeiro, fevereiro, março e abril. A Secretaria de Saúde detalhará como foram utilizados os recursos pela pasta. A prestação de contas pode e deve ser acompanhada pelos cidadãos iratienses. Entretanto, normalmente a participação popular nestes eventos costuma ser pequena. Para reclamar, sugerir é preciso ter informações concretas e o momento é este.  

Refis em Fernandes Pinheiro

Em Fernandes Pinheiro, foi instituído o Programa de Recuperação Fiscal (Refis 2019), que permite o pagamento de dívidas para com o município, à vista com desconto de 70% de juros, parcelado em até três vezes, com desconto de 50% de juros e multas, ou em até seis vezes, com 40% de desconto de juros e multas.  O Refis é destinado a promover a regularização de créditos do Município relativos a Impostos (exceto ITBI), Taxas e Contribuições de Melhoria, com vencimento até 31 de dezembro de 2018, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou a ajuizar, com exigibilidade suspensa ou não.

Esclarecimento sobre o novo hospital de São Mateus do Sul

Nesta semana, o deputado estadual Emerson Bacil (PSL) enviou ofício para a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), solicitando a revisão da documentação do Convênio nº. 052/2018, referente à construção do novo prédio do Hospital e Maternidade Doutor Paulo Forte, em São Mateus do Sul. No ofício, o parlamentar pede que o departamento jurídico da SESA esclareça a real situação do convênio dessa obra, que já foi licitada e ainda não recebeu ordem de serviço para que possa ter início.