facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1158 - Já nas bancas!
27/05/2019

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Bolsonaro de novo no Paraná 

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) esteve pela segunda vez no Paraná, neste mês de maio. Junto com o governador Ratinho Júnior (PSD), na quinta-feira (23), Bolsonaro iria participar dainauguração da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, no município de Capanema. O presidente pousou em Cascavel e seguiria de helicóptero para Capanema, mas teve que cancelar a ida devido às chuvas. Bolsonaro conversou com o governador Ratinho Júnior e retornou a Brasília. Antes, entretanto, o presidente se emocionou ao ser recepcionado por apoiadores que gritavam “mito”.A primeira vinda de Bolsonaro ao Paraná foi no dia 10 de maio, quando assinou convênio para delegar ao Paraná a construção da segunda ponte ligando o Brasil ao Paraguai e participou da solenidade que marcou o início da operação do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Região Sul.

 

Prefeita Cleonice Schuckinaugurará Creas

Está programada para sexta-feira da próxima semana, dia 31 de maio, a solenidade de inauguração do novo prédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em Fernandes Pinheiro. Amplo e adequado para os atendimentos à população, o novo Creasserá entregue à comunidade pela prefeita Cleonice Schuck (PSB), às 13 horas. Denominado Elias Francisco Loss, a edificação localizada na Rua Padre Guido, 235, homenageia o ex-prefeito de Fernandes Pinheiro. O peemedebista Elias Loss foi um dos responsáveis pela emancipação política do município. Sua gestão como prefeito foi entre 2001 e 2004. Ele faleceu em 2013, devido a um câncer.

 

Refis em Fernandes Pinheiro

Em Fernandes Pinheiro, foi instituído o Programa de Recuperação Fiscal (Refis 2019), que permite o pagamento de dívidas para com o município, à vista com desconto de 70% de juros, parcelado em até três vezes, com desconto de 50% de juros e multas, ou em até seis vezes, com 40% de desconto de juros e multas.  O Refis é destinado a promover a regularização de créditos do Município relativos a Impostos (exceto ITBI), Taxas e Contribuições de Melhoria, com vencimento até 31 de dezembro de 2018, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou a ajuizar, com exigibilidade suspensa ou não.

 

Pavimentação em Irati

A Prefeitura de Irati informou que tiveram início os serviços preliminares para pavimentação asfáltica de ruas no Bairro Camacuã. Ao todo, serão 3.850,092 metros quadrados de revestimento, que para serem feitos terão investimento de R$ 412 mil, com recursos federais, provenientes do Ministério das Cidades. Além da pavimentação, haverá galerias, calçadas, acessibilidade, sinalização horizontal e vertical e placas de identificação de ruas em toda a extensão da obra.  A empresa que está realizando os serviços é a Cathio Ltda. De acordo com a Prefeitura, a previsão é que as obras sejam concluídas até o final de agosto.

 

Convenção Estadual 

No último dia 23, aconteceu em Irati a Convenção Estadual das Redes Femininas de Combate ao Câncer. Realizado no Samuara Clube de Campo, o evento teve a participação de mais de 100 mulheres e foi coordenado pela Rede Feminina de Irati, presidida por Ieda Waydzik.  Neste ano, o tema da convenção foi “Cuidando de quem acolhe”.

 

Eduardo Cunha poderá ir para presídio no Rio de Janeiro

Condenado pela Lava Jato, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha está preso desde 2016 no Paraná, no Complexo Médico Penal de São José dos Pinhais. Nesta semana, a Vara de Execuções Penais da Justiça fluminense aceitou o pedido de transferência de Eduardo Cunha para presídio no Rio de Janeiro. Cunha tem de cumprir 14 anos e seis meses de prisão por lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Elesolicitou propina para exploração da Petrobras em um campo de petróleo na África e recebeu o valor em uma conta na Suiça.