facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1163 - Já nas bancas!
23/05/2019

Concurso de Haicai “Professor José Maria Orreda” abre inscrições

Concurso de Haicai “Professor José Maria Orreda” abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o 1º concurso de haicai “Professor José Maria Orreda”, uma promoção do Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais de Irati. O concurso é aberto ao público em geral, com o objetivo de divulgar o haicai, forma de poesia japonesa composta de três versos, com cinco, sete e cinco sílabas, que geralmente aborda a natureza.

O tema deste concurso é “abelha”. Esta palavra deve constar, obrigatoriamente, em um dos versos do haicai.

Estão definidas as categorias “infanto-juvenil”, para participantes com idade inferior a 15 anos e “adulto”, para maiores de 15 anos. Cada participante poderá concorrer com um haicai, inédito, de sua autoria.

Os trabalhos deverão ser enviados impressos em papel tamanho A4. No rodapé da mesma folha, deve constar o nome do autor, categoria (infanto-juvenil ou adulto), endereço completo, telefone para contato e e-mail.

Os trabalhos deverão ser inscritos exclusivamente por via postal para Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais, aos cuidados de DorotéaIantasMiskalo, Livraria Sebo Centenário, Rua 15 de Julho, 310 - cep 84500-000 – Irati, Paraná

O prazo para entrega dos trabalhos encerra no dia 31 de outubro de 2019, valendo como prova de cumprimento de prazo o carimbo dos Correios. Regulamento e cartaz podem ser acessados no site da Prefeitura de Irati em www.irati.pr.gov.br , clicando no banner correspondente.

Mais informações pelos telefones (42) 3422 2947 e (42) 9 9922 2568.

Competição homenageia ilustre iratiense

José Maria Orreda (1936-2014), professor de Educação Física, historiador, jornalista, defensor das causas humanistas e ambientais, foi grande incentivador das artes e do esporte.

Sua atuação em Irati como educador, pensador e articulador possibilitou conquistas fundamentais nas áreas da educação e do desenvolvimento regional. Sua vasta produção na pesquisa sobre a história de Irati e sua erudição seguem iluminando as futuras gerações.

Em sua trajetória como chefe do Núcleo Regional de Educação de Irati, oportunizou a prática da poesia haicai na rede de ensino da região, bem como incentivou a participação em concursos, o que rendeu aos alunos e professores da Região Centro Sul do Paraná, grande destaque no cenário nacional e mundial.

Como forma de celebrar sua memória, foi instituído o Concurso de Haicai “Professor José Maria Orreda”.

Foto/Texto: Assessoria PMI