facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1171 - Já nas bancas!
17/05/2019

Fase municipal da Olimpíada de Robótica do IFPR será neste fim de semana

Equipes selecionadas nesta fase irão representar Irati na fase estadual

Fase municipal da Olimpíada de Robótica do IFPR será neste fim de semana

No próximo sábado (18), será realizada no ginásio do Instituto Federal do Paraná (IFPR)Campus de Irati, a Olimpíada de Robótica que selecionará equipes para representar o município na fase estadual da competição. Nesse ano, a competição estadual deve reunir 26 campi e mais de 200 alunos de todo o estado do Paraná, no município de Colombo.

O técnico do laboratório de Informática, Adilson de Oliveira Pimenta Junior, explica como é realizada a competição interna que seleciona as equipes para representar Irati. “Contamos hoje com sete equipes. Geralmente fazemos uma seletiva interna, por exemplo, existem quatro equipes trabalhando na mesma modalidade. A equipe vencedora irá representar o Instituto. Geralmente levamos duas equipes e dependendo das condições mandamos até mais [equipes]”, disse.

As duas melhores equipes da fase regional representarão o Paraná na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O Campus de Irati tem se destacado entre os Institutos Federais do Paraná. “O Campus de Irati sempre está entre os primeiros na fase estadual. No ano passado alcançamos a terceira colocação no modo resgate, sendo que os dois primeiros colocados disputam a fase nacional. No ano de 2016, o Campus de Irati disputou a fase nacional, no Recife”, conta.

Modalidades

A Olimpíada é dividida em diversas modalidades como resgate, seguidor de linha e sumô. Na modalidade resgate, os alunos devem desenvolver um robô para salvamento. “O objetivo é resgatar uma vítima de algum determinado local e temos que fazer um robô que vá até esse local e salve a vítima reconhecendo e passando por obstáculos”, explica Adilson. Em uma segunda etapa, o robô precisa localizar bolas pretas de isopor em uma sala e colocar em uma área segura.

Na modalidade seguidor de linha, o robô precisa alcançar o menor tempo possível em uma pista sem obstáculos. “É feita uma pista sem interrupções, que pode ser reta com cruzamentos, o robô tem que percorrer no menor tempo possível. O aluno tem trêstentativas para fazer esse menor tempo”, conta.

A modalidade sumôpromove a luta entre os robôs como na arte marcial japonesa. Os robôs são divididos por categorias de pesos. “O objetivo do robô é tirar o outro pra fora da pista [circular]. Os robôs são separados por categorias de pesos podendo pesar de meio a um quilo”, disse Adilson.

Corte de verbas

O corte de verbas em todos os Institutos Federais do país, anunciada pelo Ministério da Educação (MEC), tem afetado o Campus de Irati em aquisição de materiais e transporte impossibilitando a participação em alguns campeonatos.

“A aquisição de alguns materiais foi cortada. O transporte para todos os campus foi reduzido. O Campus de Irati tentará a possibilidade de ir com a metade da equipe, através de busca por recursos com vendas de rifas, patrocínio, mas para alguns eventos não será mais possível ir”, comenta o técnico de laboratório Adilson de Oliveira Pimenta Junior.

Estudantes e professores do IFPR e Unicentro irão fazer uma paralisação nesta quarta-feira (15). Um ato deverá ocorrer na esquina das ruas Munhoz da Rocha e XV de Novembro às 9 horas.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Jonas Stefanechen/ Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos