facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1183 - Já nas bancas!
17/05/2019

Tenente Spak assume comando do Corpo de Bombeiros de Irati

Em 70 anos, tenente é a primeira mulher a assumir o comando do Corpo de Bombeiros de Irati

Tenente Spak assume comando do Corpo de Bombeiros de Irati

Na segunda-feira (14) aconteceu a solenidade de troca de comando do Corpo de Bombeiros de Irati. Na cerimônia, ocorrida na Câmara Municipal, o ex-comandante, capitão Jorge Augusto Ramos, entregou o comando para a 1ª tenente Carla Adriana Prado SpakSobol.

O ex-comandante foi promovido a major e transferido a Curitiba para suprir a necessidade de pessoal na cidade, após aposentadorias e transferências. Além disso, com a nova titulação, o capitão Jorge não poderia continuar no comando em Irati.

Expectativa

De acordo com a nova comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, tenente Spak, a expectativa é positiva e o propósito é continuar com o trabalho que já vinha sendo feito.

Um dos desafios será a continuidade das ações para transformar Irati em um Subgrupamento Independente, o que ajudaria em um melhor atendimento na região. “Uma das coisas que fica é que iniciamos uma semente lá em dezembro e nós vamos continuar molhando ela para que ela frutifique no futuro. Eu pretendo continuar trabalhando firme para que nossa região realmente seja emancipada, então esse será um trabalho nos próximos anos”, destacou.

Ligação

Para a tenenteSpak, assumir o comando do Corpo de Bombeiros de Irati é especial, já que a história de sua família está ligada com a história do quartel em Irati.

“Uma das coisas que me deixa bastante emocionada é a questão de estar assumindo um quartel onde meu pai trabalhou, meu tio trabalhou, tem a história familiar que todos os meus irmãos passaram pelo Corpo de Bombeiros, um misto de emoção muito grande, porque meu pai, onde ele estiver, eu acho que está bastante feliz, pela semente que ele plantou lá atrás e está dando frutos”, disse emocionada.

Representatividade

A nomeação da tenenteSpak para o comando do Corpo de Bombeiros de Irati fará com que ela se torne a primeira mulher a ser comandante da instituição em 70 anos.

Mas essa não é a primeira vez que ela participa de momentos históricos na representatividade feminina da instituição. A nova comandante também fez parte da primeira turma que formou bombeiras femininas no Paraná.

Para ela, sua trajetória é um exemplo que mulheres podem estar em todos os campos. “Eu deixo uma mensagem a todas as mulheres de Irati e região de que tudo é possível. Meu pai nem em sonhos imaginava que eu, mulher, iria ser bombeiro e hoje estou aqui. Todas as mulheres são capazes, acreditem nos seus sonhos. Hoje aqui, propriamente de Irati, sou eu e tem a soldado Grocholski, que trabalha no Bombeiro de Prudentópolis. Já é a continuidade. Nos próximos concursos esperamos que tenham mais mulheres representando”, disse.

Inauguração

Após a cerimônia de entrega de comando, foi inaugurada a sede administrativa do Corpo de Bombeiros de Irati. O prédio, localizado ao lado da atual sede, foi reformado com recursos do Fundo Municipal de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros (Fumrebom).

Presenças

Diversas autoridades participaram do evento. Representando os bombeiros, estiveram presentes o comandante do 1º Comando Regional do Corpo de Bombeiros do Paraná, tenente-coronel Gabriel Mocelin Júnior, o comandante do 2º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Emerson Saqueta Barbosa, o subcomandante do 2º Grupamento de Bombeiros, major Carlos Alberto de Oliveira e o comandante do 1º Grupamento de Bombeiros, major Fernando Ferreira Machado.

Ainda marcaram presença os prefeitos de Irati, Jorge Derbli, de Inácio Martins e presidente da Amcespar, Júnior Benato, o prefeito de Mallet, Moacir Alfredo Szinvelsk, e de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck.

Também participaram o comandante da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Heraldo Correia de Lima, o juiz da comarca da União da Vitória, Emerson Luciano Prado Spark, e o presidente da Câmara de Vereadores de Irati, Valdenei Cabral, representando os demais vereadores.

Histórico

A 1ª tenente Carla Adriana Prado SpakSobol realizou o curso de formação de soldado do bombeiro militar em 2005. Em 2006, o curso de guarda-vida, e  em 2007, o curso de socorrista. Em 2010, a 1ª tenentefez o curso de formação de oficiais.

Tenente Spak é graduada em Ciências e licenciatura plena, pela Unicentro em 2004. Possui pós-graduação nos cursos de Ciência, Matemática e suas Tecnologias, e Gestão Pública, em ênfase de pessoal, pelo Instituto Federal do Paraná, além de pós em Segurança Pública pela faculdade São Brás.

Antes de assumir o comando do Corpo de Bombeiros, tenente Spak era comandante do 1º Subgrupamento do 3º Subgrupamento de Bombeiros.

Texto/Foto: Karin Franco/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos