facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1134 - Já nas bancas!
16/05/2019

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Sandro Alex coordenará construção da ponte Brasil-Paraguai 

Ao lado do governador Ratinho Júnior (PSD), o secretário de Infraestrutura e Logísticado Paraná Sandro Alex (PSD) tem mais um grande desafio pela frente: coordenar as obras da construção da ponte de 760 metros entre o Brasil e o Paraguai. A ponte terá o investimento de R$ 456 milhões, com recursos da Itaipu Binacional, para ligar as cidades de Foz do Iguaçu e Presidente Franco. Trata-se de uma obra marcante, com repercussão positiva para toda a economia do Paraná e do Brasil, tanto que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) esteve em Foz do Iguaçu no último dia 10 para assinatura de convênios relativos à obra.

Solenidade prestigiada 

Vários prefeitos da região prestigiam transferência de comando do 3º Subgrupamento de Bombeiros de Irati nesta segunda-feira (13), quando a tenenteCarla Adriana SpakSobol assumiu o posto deixado pelo capitão Jorge Augusto Ramos – que foi promovido a major e transferido para Curitiba.Os prefeitos de Irati Jorge Derbli (PSDB), de Inácio Martins Júnior Benato (PSD),de Mallet Moacir Szinvelsk (PSC) e de Fernandes Pinheiro Cleonice Schuck (PSB) prestigiaram a solenidade. Também, vereador e presidente da Câmara Municipal de Irati, Nei Cabral e diversas autoridades militares. Muita emoção marcou a cerimônia, tanto pela despedida do capitão Jorge, que fez muitos amigos e conquistou o respeito da região, como pelo fato de a tenenteSpak ser a primeira mulher a assumir o comando do Corpo de Bombeiros de Irati, vinda de uma família de significativa história de trabalho pelo grupamento. 

Artagão Júnior leva demandas à Casa Civil

Em audiência com o chefe da Casa Civil, Guto Silva, nesta segunda-feira (13),o deputado estadual Artagão Júnior (PSB) levou demandas dos municípios da base de representação.Entre elas, convênios assinados na gestão anterior e que ainda precisam da homologação do Estado ou autorização para licitar. A maioria são projetos tramitando na SEDU (Secretaria do Desenvolvimento Urbano) e SEIL (Secretaria de Infraestrutura e Logística).“Esperamos que em breve possamos estar anunciando a liberação do governo destas demandas apresentadas hoje”, disse o deputado Artagão Júnior.

Bacilinaugura escritório político em São Mateus 

No último sábado (11), o deputado estadual Emerson Bacil (PSL) inaugurou um escritório politico em São Mateus do Sul. Segundo o deputado, pelo fato de ficar bastante tempo em Curitiba trabalhando pelo desenvolvimento da região, ele quer ampliar o contato regional com as pessoas. “A nossa equipe do escritório regional terá o importante papel de ouvir a população, iniciativa da qual farei parte também, e apontar demandas de necessidade coletiva que serão transformadas em ações do meu mandato de deputado", disse.

TCE suspendeu reajuste de 12,13% na conta de água

Uma medida cautelar do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), nesta segunda-feira (13), suspendeu o reajuste de 12,13% na conta de água dos paranaenses, que passaria a valer a partir de 17 de maio. O comunicado foi feito pela própria Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Segundo documento da Sanepar, a medida cautelar foi concedida depois de uma comunicação de irregularidade feita pela Segunda Inspetoria de Controle Externo (2ª ICE) do TCE-PR, no dia 6 de maio. O documento afirma que, desde o reajuste feito em 2017, a Sanepar acumula aumento de 27,92% e, no mesmo período, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é de 12,06%.A Sanepar afirmou em comunicado aos acionistas que vai recorrer para restabelecer "seu direito ao alusivo reajuste".