facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1178 - Já nas bancas!
13/05/2019

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Bolsonaro virá ao Paraná

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) visitou o Paraná na tarde de sexta-feira (10). Em Foz do Iguaçu, junto com o presidente do Paraguai Mario Abdo Benítez, fez o lançamento da pedra fundamental da segunda ponte entre Brasil e Paraguai. Na solenidade, os presidentes formalizaram a delegação da gestão da obra ao Paraná. O governador Ratinho Júnior (PSD) confirmou presença no evento em Foz e, depois, em Curitiba, esteve com o presidente na cerimônia de ativação do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Regional Sul. 

Decreto do porte de arma

Cumprindo uma de suas promessas de campanha, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) publicou um decreto que autoriza porte de arma para mais de 20 profissões. Dentre elas: políticos eleitos, servidores públicos que trabalham na área de segurança pública, advogados em atuação pública, caminhoneiros, oficiais de Justiça, profissionais de imprensa que atuam em coberturas policiais, moradores de propriedades rurais, agentes de trânsito, entre outras categorias. Pelo decreto, publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (08), as categorias listadas não precisarão comprovar “efetiva necessidade” para justificar a solicitação para o porte de junto à Polícia Federal. A justificativa é “por exercício de atividade profissional de risco” ou que representem ameaça à integridade física.

Portos têm aumento de 71,4% no saldo positivo

Os portos de Paranaguá e Antonina, subordinados à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, comandada por Sandro Alex (PSD), registraram um aumento de 71,4% no saldo positivo, em que as exportações superam as importações. Entre janeiro e abril de 2019, o valor movimentado com produtos que saíram do Brasil, via Paranaguá e Antonina, superaram o gasto com produtos de origem estrangeira que chegaram no país em mais de U$1,5 bilhão. Dados do Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços indicam que, no Paraná, a arrecadação gerada com as exportações, sozinhas, aumentaram em 4,2%. Em 2019, foram quase U$5,2 bilhões em valor exportado contra U$4,9 bilhões, no mesmo período em 2018.

Resultados das ações de combate à dengue em Irati

Em 10 dias de Força Tarefa contra a Dengue em Irati já foram recolhidos mais de 350 pneus em diversos terrenos da cidade. No mesmo período foram feitas 35 notificações a proprietários, sobre as condições de manutenção de suas propriedades e emitidas quatro multas. Também há três multas pendentes, em processo de localizar os proprietários. A quantidade de lixo eletrônico recolhido surpreendeu os envolvidos na operação. As equipes chegaram a recolher entre 12 e 15 televisores por dia, inclusive, alguns destes aparelhos foram tirados de arroios.A apresentação dos resultados parciais da Força Tarefa contra a Dengue foi acompanhada pelo prefeito Jorge Derbli, secretários municipais, representantes do Corpo de Bombeiros e da imprensa. E a mobilização continua, até cobrir todos os bairros da cidade.

Troca de comando

Nesta segunda-feira (13), às 14 horas ocorre a solenidade de entrega do comando do Corpo de Bombeiros de Irati do capitão Jorge Augusto Ramos para a tenente Carla SpakSobol.

Van entregue para a APAE 

O prefeito de Prudentópolis Adelmo Luiz Klosowski (PSDB) e a secretária de Assistência Social do município, Beatriz Aparecida Kloswowski,fizeram a entrega de uma van adaptada para a direção da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais, APAE de Prudentópolis. O veículo foi viabilizado pela secretariaestadual de Justiça, Família e Trabalho e será usado para o transporte diário de pessoas assistidas pela entidade. 

Oriovisto é escolhido relator do PPA 

O Senador Oriovisto Guimarães (PODE-PR) foi nomeado, nesta terça-feira (07), como relator do Projeto de Lei do Plano Plurianual (PPA) de 2020 a 2023. Oriovisto é o segundo senador, em primeiro mandato, a ser escolhido ao cargo de relator na história do PPA – que estabelece os objetivos, as metas e os programas estruturais que balizarão as ações do Governo.O senador recebeu com entusiasmo a nomeação e destacou que “o PPA é o pré-requisito do direcionamento de todos os recursos públicos que serão gastos nos próximos quatro anos pelo Governo Federal”. E lembrou que “nenhum centavo pode ser utilizado no Orçamento sem estar previsto no Plano”.As diretrizes que fazem parte do PPA servem para os próximos anos do governo Bolsonaro, além do primeiro ano do futuro Presidente da República.