facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1134 - Já nas bancas!
06/05/2019

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Governador participar daKiwiFest em Mallet 

Estiveram presentes neste sábado(04) o Governador do Estado do Paraná, Ratinho Junior (PSD) e o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, deputado federal Sandro Alex (PSD) na 23ª KiwiFest,  que começou no dia 02 e se estendeu até domingo, dia 05, em Mallet.

 

Prefeitura de Inácio Martins firma convênio com Apae

Um convênio entre a Prefeitura Municipal de Inácio Martins ea Escola Encanto do Aprender (APAE) foi firmado no último dia 26 de abril. Assinaram o convênio, o prefeito de Inácio Martins Junior Benato (PSD) e a diretora da Apae Silvana Capote. Ao todo serão R$ 40 mil reais de repasse para garantir os Serviços de Saúde e Reabilitação através da contratação de profissionais como psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e assistente social, garantindo assim o atendimento dos alunos da Instituição durante o ano letivo. Os recursos serão repassados através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

 

Nova lei assegura recursos para agricultores 

A lei que autoriza a abertura de crédito especial para o programa Tarifa Rural Noturna foi sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior na terça-feira (30). O programa concede desconto de 60% na conta de luz para os agricultores que utilizam energia elétrica entre 21h30 e 6 horas. O crédito especial, de R$ 25 milhões, proposto pelo Governo do Estado e aprovado pela Assembleia Legislativa, assegura a manutenção do programa.“A iniciativa beneficia cerca de 12 mil produtores rurais e contribui para ampliar a competitividade e produtividade do campo”, afirmou o governador Ratinho Junior.

 

Lula Thomaz entrega pedido ao ministro do Meio Ambiente

Na quarta-feira (01) o prefeito de Teixeira Soares,Lula Thomaz (PSB), esteve reunido com o Ministro do Meio AmbienteRicardo Salles, no município dePonta Grossa. Na ocasião, foi entregue a ele um memorando sobre a Reserva Biológica instituída por decreto do Governo Federal que, dentre vários municípios, abrange Teixeira Soares. “Acreditamos que é necessário e essencial equacionar a preservação da natureza e o desenvolvimento sustentável. Precisamos encontrar um meio termo entre a letra fria de um decreto, a realidade da nossa agricultura e o quanto isso afeta o nosso agricultor,” afirmou Lula Thomaz.

 

Núcleo Multissetorial da Mulher Empreendedora

Mulheres empresárias de Irati e região estiveram reunidas na Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai), no dia 29, para debater ideias acerca da formação do Núcleo Multissetorial da Mulher Empreendedora de Irati. A ação recebe o apoio da Coordenadoria da Cacesul Mulher. Em Irati, quem está coordenando as ações é a empresária CarenKelliJenczmionki.

 

Destinação de animais mortos

Após reunião com a veterinária Cristina Barra do Amaral Bittencourt, da Agência da Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), no dia 30,vereadores de Irati  se prontificaram a reunir-se com as secretarias municipais e encaminhar ao Executivo uma minuta de Projeto de Lei, com o objetivo de regulamentar a destinação de animais mortos por doenças infectocontagiosas, inclusive de zoonoses, dentro da Lei nº 4233/2016, que trata da Política Municipal de Gestão Animal.  Segundo a veterinária, o controle de doenças animais tem grande importância para a saúde pública, o que depende de especial atenção do poder público.