facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1164 - Já nas bancas!
25/04/2019

Irati informa calendário de vacinações para gripe e febre amarela

Irati informa calendário de vacinações para gripe e febre amarela

A Secretaria de Saúde informou um calendário de vacinações contra a gripe e também contra a febre amarela. Na gripe, a 21ª Campanha de Vacinação contra Influenza acontece até maio.

Já na febre amarela, o conhecimento da circulação do vírus após a morte de um macaco em Castro, fez com que o setor de saúde pública agilizasse as imunizações.

Gripe

Desde segunda-feira (22), a vacina contra a gripe está disponível para todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

Dentro desse grupo estão crianças entre seis meses, e cinco anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas até 45 dias no pós-parto, pessoas com mais de 60 anos, os trabalhadores de saúde (inclui cuidador de pessoas acamadas), os professores de escolas públicas e particulares (que devem apresentar declaração fornecida pela escola), as pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais (que devem apresentar prescrição médica com o CID da doença), jovens e adolescentes sob medidas sócio educativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Diversas atividades serão realizadas para vacinar o maior numero de pessoas. Entre elas está a abertura de sala de vacinação para adultos, em frente ao prédio em reforma do Ildefonso Zanetti, que funcionará de segunda a sexta, das 08 às 12 e das 13 às 17 horas.

Também haverá vacinação nos supermercados da cidade, todos os sábados, das 09 às 18 horas. A escala será a seguinte:

Dia 27/04: Supermercados Cavalin Bora e Super New.

Dia 04/05: Supermercado Cavalin Bora e todas as unidades de saúde (Dia D de mobilização nacional).

Dia 11/05: Supermercados Cavalin Bora e GCenter da 15 de Julho.

Dia 18/05: Supermercado Cavalin Bora e Ivasko da Vicente Machado

Dia 25/05: Supermercado Cavalin Bora e Ivasko da Dona Noca.

A Secretaria de Saúde também programou vacinação no Parque Aquático, com várias atrações, para o dia 01/05, das 08 às 17 horas.

E, na semana de 22 a 26/04, a unidade de saúde Ademar Vieira de Araújo estará funcionando das 07h30min às 16h30min, sem fechar para almoço.

Febre Amarela

A vacina é um modo de se proteger da febre amarela. Para facilitar o acesso da população à vacina da febre amarela, foi ampliada a oferta da vacina da seguinte forma:

- Todos os dias de segunda a sexta feira, a vacina está disponível nas unidades do Rio Bonito, Adhemar Vieira de Araújo, Vila São João e Secretaria Municipal de Saúde.

- As residências de áreas cobertas por Agente Comunitário de Saúde estão sendo visitadas para avaliação da situação vacinal.

- Na zona rural a oferta também foi ampliada, da seguinte forma:

Rio do Couro dia - 24/04

Cerro da Ponte Alta - dia 26/04

Faxinal dos Neves - dia 07/05

Palmital - dia 04/05

Monjolo dia 23/04/2019

Guamirim - dias 24, 25 de abril, 02, 08 e 09 de maio.

Gonçalves Junior - todas as quartas-feiras de manhã.

Pinho de Baixo - todas as terças feiras de manhã.

Reforça-se a orientação para que a população procure as unidades de saúde para avaliação da situação vacinal e atualização, principalmente as pessoas que estão em contato direto nas matas da nossa região, ou então aquelas pessoas que vão se dirigir para áreas com circulação viral, com antecedência mínima de 10 dias do deslocamento.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul