facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1158 - Já nas bancas!
23/04/2019

Campanha conscientiza motociclistas sobre segurança no trânsito em Irati

Campanha distribuiu coletes refletivos aos motociclistas

Campanha conscientiza motociclistas sobre segurança no trânsito em Irati

Motociclistas que passaram pela rua Dr. Munhoz da Rocha, no centro de Irati, na sexta-feira (12) participaram de uma campanha que teve como objetivo conscientizar sobre a prevenção de acidentes com motos.

A campanha fez parte da Semana de Prevenção de Acidentes de Motos, que ocorreu até quinta-feira (18). A ação no centro de Irati foi realizada em conjunto com o Departamento de Trânsito de Irati (Iratran), a Polícia Militar, Secretaria de Saúde de Irati e 4ª Regional de Saúde.

Durante a ação, os motociclistas receberamcoletes refletivos, além de dicas de segurança e folhetos sobre regras de trânsito.

Impacto na saúde

Durante a ação, a secretária de saúde, Magali de Camargo, destacou os impactos que os acidentes de moto trazem para a saúde pública.  “Nós fazemos um cálculo de anos perdidos de vida. Quando se fala em acidente, o ônus que se traz ao Sistema de Saúde é muito alto. Um atendimento hospitalar de acidente de moto normalmente ele é mais complexo. São múltiplas fraturas, fraturas expostas que necessitam de cirurgias, então é uma complexidade maior, quando não do óbito”, explica.

A secretária ainda salienta que a média dos óbitos decorrentes de acidentes de moto são de homens, com idade entre 15 anos e 35 anos. “É uma idade extremamente produtiva, são pessoas jovens que deixam família, pais”.

Segundo a secretária, o objetivo é que a prevenção de acidentes com moto possa evitar anos perdidos na vida das pessoas. “O que queremos realmente evitar são esses anos perdidos de vida, porque quando você fica incapacitado, mesmo que fique em licença, fique em casa, fica fazendo tratamento, são anos de vida perdido”, comenta.

Texto/Foto: Karin Franco