facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1135 - Já nas bancas!
16/04/2019

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Inácio Martins abre PSS para contratar professores

O município de Inácio Martins abriu Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de cinco professores para atuarem 20 horas semanais, além de definição de cadastro de reserva. As inscrições podem ser feitas entre os dias 12 e 17 de abril, naRua 7 de Setembro nº 292, Centro, Inácio Martins. Os interessados precisam ter habilitação em Magistério ou Normal Superior ou licenciatura plena em Pedagogia ou licenciatura em outra área mais Magistério. A seleção será através de prova de títulos e tempo de experiência profissional. Outras informações podem ser obtidas no edital, publicado na íntegra na página 13.

 

Prefeito e professores discutem ações para o setor educacional

O prefeito de Teixeira Soares, Lula Thomaz (PSB), recebeu os professores da rede municipal de ensino em seu gabinete nesta semana. Durante a reunião, foi discutida a implantação da hora atividade no município.Além disso, os educadores deram sugestões e ideias para melhorar a educação em Teixeira Soares.

 

Aprovado

O Projeto de Lei nº 003/2019, que altera a Lei nº 1432/1997 e estabelece normas para instalação de feiras no município – tentando inibir iniciativas do tipo “Feira do Brás” – foi aprovado pela Câmara Municipal de Irati durante a sessão de terça-feira, dia 09. Proposto pelo vereador Rogério Kuhn (PV), o projeto gerou muitos embates na Câmara, permanecendo em discussão no plenário durante quatro semanas até sua aprovação. O projeto recebeu dois votos contrários, dos vereadores Roni Surek (PROS) e Wilson Karas (PSD).

 

Aparar arestas

Um dos maiores problemas enfrentados por qualquer gestor público, em todas as esferas administrativas, é fazer com que sua equipe entenda aos pedidos que faz e cumpra o com o planejamento estabelecido. O resultado disso são obras que não saem por falta de projetos consistentes, insatisfação popular e, consequentemente, reeleição em xeque. A um ano do início efetivo do período eleitoral é preciso aparar arestas, fica a dica. 

 

Melhorias em estradas rurais

Em Fernandes Pinheiro, uma das grandes preocupações da administração municipal é atender bem os produtores rurais. Recentemente, foi feita a readequação da estrada que dá acesso à comunidade do Assungui. Para melhorar a via, os serviços realizados foram depatrolamento e ocorreu colocação de pedra brita no local. Outra ação executada foi a construção de uma ponte na localidade Gralha Azul.

 

Convenção do PV 

O Partido Verde realizou Convenção Estadual na noite da última segunda-feira (08), em Curitiba. Apenas uma chapa foi apresentada e a Executiva foi reeleita, continuando como presidente estadual o Chico do PV.

 

Governo propõe autonomia para o BC

O governo federal apresentou nesta quinta-feira (11) um projeto de lei complementar para dar autonomia do Banco Central (BC).“A independência do BC é uma ferramenta muitoimportante usada pelas principais nações para dar tranquilidade a esse fundamental setor, que é a economia, que mexe com a vida de todos nós”, disse o ministro-chefe da Casa Civil, OnyxLorenzoni ao defender a proposta. A autonomia do Banco Central é garantida com a perda do status de ministro do presidente do BC e mandato fixo para o presidente e diretores da instituição, não coincidente com o mandato do presidente da República. Segundo o governo, projeto de lei deverá encaminhado ao Congresso nos próximos dias.