facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1126 - Já nas bancas!
11/04/2019

Editorial - Cuidar da saúde mental é necessário

Editorial - Cuidar da saúde mental é necessário

Nos últimos anos, a saúde mental tem sido um dos assuntos que tem chamado atenção da sociedade. Problemas antes vistos como pessoais, são agora, problemas de saúde pública e que mobilizam setores da sociedade para o cuidado na saúde mental.Contudo, esse movimento tem sido desafiador, porque não exige apenas ações gerais, mas também diversas etapas que giram em torno da conscientização e sensibilidade de como tratar sobre o assunto.

Uma primeira dessas etapas é tirar a estigmatização das chamadas doenças mentais. Por muito tempo, a doença mental era associada a apenas casos mais graves, ou os chamados loucos, como a população costumava designar. No entanto, sabemos hoje em dia que pessoas consideradas “normais” na nossa sociedade, podem estar sofrendo de algum transtorno mental como depressão ou ansiedade.

Essa conscientização sobre a saúde mental é importante porque assim que a pessoa consegue perceber que o que está ocorrendo com ela, essa pessoa conseguirá ter acesso a mecanismos para procurar ajuda. E essa é outra etapa que tem sido enfatizada por muitos órgãos de saúde mental: o reconhecimento de que é preciso ajuda para cuidar desse aspecto da vida.

Todas essas questões, e outras mais, têm sido tratadas em diversas campanhas e ações de prevenção feita pelos órgãos de saúde. E para muitos, ainda há a dúvida de como conseguir atendimento de forma gratuita.

Em Irati, a população pode ter acesso a diversos serviços gratuito. Entretanto, o atendimento da saúde mental enfrenta os mesmos problemas da saúde pública. Um deles é a defasagem no número de profissionais disponíveis, o que faz com que se tenha uma lista de espera para consultas.

Contudo, a demora no atendimento não pode ser impeditiva na procura por ajuda. A ajuda gratuita existe, e a grande procura demonstrará aos órgãos públicos a necessidade de mais investimentos nesta área. Mais do que isso, o cuidado em saúde mental é um direito de todos os cidadãos que não só precisam, como devem ter esse serviço disponível a todos.