facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1158 - Já nas bancas!
08/04/2019

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Baixou o nível

No bate-boca que a oposição ao governo Jair Bolsonaro (PSL) coordenou durante a ida do ministro da Economia Paulo Guedes à Câmara para discutir a Reforma da Previdência, nesta quarta-feira (03), um deputado paranaense se destacou e conseguiu seus cinco minutos de fama nacional. Zeca Dirceu (PT) não mediu esforços para aparecer, baixou o nível, jogou o decorro parlamentar no lixo, e disse que Guedes era “’tigrão’ com os aposentados” e “’Tchuchuca’ com a turma mais privilegiada”. Fora do microfone, Paulo Guedes se dirigiu a Zeca Dirceu e respondeu: "Você não falte com o respeito comigo. Tchutchuca é a mãe, tchutchuca é a vó".

 

Discussão legítima

A oposição pode e deve questionar a Reforma da Previdência proposta pelo governo. Discutir ponto a ponto do texto, articular apoios para fazer alterações que sejam benéficas para a população, manter garantias aos mais pobres. Tudo isso seria legítimo e louvável. Não o bate-boca grotesco com o objetivo de aparecer na mídia. 

 

PSDB e PSD se posicionam

Os presidentes do PSDB e o PSD, Geraldo Alkimim e Gilberto Kassab, estiveram reunidos com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) nesta quinta-feira (04) e declararam apoio à Reforma da Previdência. Entretanto, o PSDB é contra mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC) pago a idosos e na aposentadoria rural. Além destes dois pontos, o PSD também é contrário à instituição do sistema de capitalização sem contribuição patronal e sem piso salarial para o trabalhador.

 

Melhoria da infraestrutura de acesso ao Porto de Paranaguá 

O governador Ratinho Junior (PSD) anunciou nesta quarta-feira (3) a contratação do projeto executivo de engenharia para restauração e ampliação de capacidade de tráfego na Av. Ayrton Senna da Silva, um dos principais acessos ao Porto de Paranaguá, no Litoral. A via tem oito quilômetros de extensão no trecho entre o entroncamento com a BR-277 e o Porto de Paranaguá. A confecção do projeto será licitada nos próximos dias e a empresa vencedora terá oito meses para concluí-lo. “A revitalização do trecho é fundamental para a logística estadual, uma vez que a Avenida Ayrton Senna representa um funil de toda a produção estadual”, afirmou o governador. Por isso, ao invés de esperar que o Governo Federal, responsável pela avenida, fizesse o projeto, a administração dos Portos do Paraná assumiu a incumbência.  A administração dos Portos do Paraná faz parte da Secretaria de Infraestrutura e Logística, comandada por Sandro Alex (PSD).

 

Reunião da Amcesparfoi em Prudentópolis 

A reunião da Associação dos Municípios Centro do Sul do Paraná (Amcespar) foi em Prudentópolis, no dia 28 de março.  Comandada pelo presidente e prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato(PSD), a reunião ocorreu na sede da Apae e teve a presença de um integrante da diretoria da Federação Nacional das Apaes, Alexandre Augusto Botareli César. Vários prefeitos e secretários de educação participaram do encontro, em que um dos temas discutidos foio Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação (Fundeb).

 

Requião Filho visita o Hoje Centro Sul

O deputado estadual Requião Filho (MDB) esteve em Irati, Prudentópolis e Palmeira nesta quinta-feira (04). Em Irati, além de conversar com lideranças políticas, ele também visitou a sede do jornal Hoje Centro Sul e falou sobre sua atuação como parlamentar de oposição na Assembleia Legislativa do Paraná.