facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1134 - Já nas bancas!
28/03/2019

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Reforma da previdência em discussão

Na tarde desta terça-feira (26), os deputados federais iniciaram as discussões sobre a reforma da Previdência, proposta pelo governo Jair Bolsonaro (PSL). E no período da manhã, governadores da maioria dos estados brasileiros participaram de uma reunião, em Brasília, no Palácio do Buriti, com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o tema. O governo entende que a posição dos governadores pode ser fundamental para convencer os deputados a apoiarem a reforma. Sobretudo aqueles parlamentares que ainda afirmam estarem indecisos.

Indecisão ou espera por negociata?

Chama a atenção o fato de parlamentares experientes, com vários mandatos, ainda dizerem que estão indecisos quanto a Reforma da Previdência. Será que esta indecisão é apenas a espera para ver quanto o governo estará disposto a pagar pela aprovação da reforma? Três das formas já utilizadas anteriormente para "pagar" o apoio foram: Primeiro: liberação de recursos para emendas parlamentares (dinheiro público que é destinado pelos deputados para obras nos municípios onde obtiveram mais votos), o que é lícito e repercute a favor da população; Segundo: troca de votos por cargos políticos no governo (o deputado oferece um emprego no governo federal a alguém que lhe apoiou), o que não é tão interessante porque incha a máquina pública e torna insustentáveis os gastos do governo; Terceiro: corrupção (compra do apoio dos deputados através de entrega de dinheiro para os deputados), como ocorreu no mensalão, por exemplo.

Leandre visita Irati

Na sexta-feira (22), a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV) esteve em Irati. Dentre os compromissos na cidade, ela participou da Conferência Municipal de Saúde e também fez uma visita ao prefeito Jorge Derbli (PSDB). Na reunião com o prefeito, discutiu emendas que apresentará junto ao governo federal para investimentos em saúde, infraestrutura, esporte e assistência social.  Para serem liberadas, as emendas dependem da aprovação do governo.

Entrega de obras em Teixeira Soares

Em Teixeira Soares, ocorrerá na sexta-feira, dia 29, a reinauguração do Posto de Saúde de Guaraúna, que recebeu diversas melhorias, e a entrega oficial para a comunidade do novo parque infantil. O prefeito Lula Thomaz (PSB) e a vice Juliana Belinoski (PSC) convidam toda a população para participar da solenidade, com início às 15 horas. 

Inácio Martins licitará máquinas de costura

Nesta terça-feira (26), o prefeito de Inácio Martins, Junior Benato (PSD), recebeu a autorização para licitar máquinas de costura, no valor de R$ 562 mil, que serão utilizadas na empresa de confecção que se instalará no município e deverá gerar cerca de 150 empregos. O deputado Artagão Júnior (PSB) acompanhou o prefeito na Secretaria de Desenvolvimento Urbano), onde estiveram em audiência com o secretário João Carlos Ortega.

Iratienses na Smart City Expo Curitiba

O prefeito de Irati, Jorge Derbli; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Emiliano Gomes; o vereador, Rogério Kuhn (PV); o vice-presidente da Aciai, MarcieloMazzochin; eo presidente do Conjove Irati, Jaime Martini, participaram do Smart City Expo Curitiba 2019 na última semana. O evento é reconhecido internacionalmente como o maior congresso e feira do segmento de cidades inteligentes do mundo. Nele, a comitiva iratiense pôde conhecer mais sobre tecnologias inovadoras e seu uso nas cidades.