facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1135 - Já nas bancas!
11/03/2019

Celebrações e almoço marcam 88 anos da Paróquia Nossa Senhora da Luz em Irati

Celebrações e almoço marcam 88 anos da Paróquia Nossa Senhora da Luz em Irati

Nesta semana, iniciaram as comemorações dos 88 anos da Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Irati.O tríduode celebrações do aniversário da Paróquia começou na quinta-feira (07), às 19h30, e segue até sábado (09), quando a missa do tríduo acontece no horário de costume, às 18h.No domingo (10), haverá missas nos horários tradicionais, sendo que, a celebração das 10h, será solene dos 88 anos da Paróquia. Na segunda-feira, 11 de março, dia do aniversário, haverá missa às 19h30.

No domingo, 10 de março, a Paróquia promove um almoço festivo de comemoração. O evento acontece no novo salão paroquial, com público estimado em mais de 500 pessoas. Os cartões estão sendo vendidos a R$ 20 adultos, crianças até seis anos não pagam, e de sete a 11 anos, R$ 10.

A bênção da primeira capela ocorreu em 1904, onde 27 anos mais tarde ganhou a elevação, sendo a primeira Paróquia de Irati. Ao longo dos anos, a Igreja consolidou décadas de evangelização para a comunidade.

Novo centro pastoral para evangelização

O almoço festivo que acontece no dia 10 de março, também vai arrecadar fundos para a continuidade das obras do novo centro pastoral que está em andamento. Um sonho antigo da comunidade que teve início em abril de 2018 e está se concretizando aos poucos, onde já foi possível chegar a mais 60% da edificação concluída.

O espaço de mais de 2500 metros quadrados abriga salão de eventos, dois auditórios, capela, banheiros adaptados, cozinha, churrasqueira, elevador, entre outros espaços. O novo local vai dar continuidade no trabalho de evangelização, podendo sediar grandes encontros de formação regional, além de shows e eventos para toda a família. 

Em dezembro do ano passado, já foi possível a realização do Jantar em honra a Imaculada Conceição, que reuniu mais de 500 pessoas. Recentemente, foi lançada uma Campanha oficial de doação para auxiliar nas obras, através de contribuições mensais espontâneas. Quem quiser ajudar pode retirar um bloquinho na Secretaria Paroquial e no plantão do dízimo durante as celebrações, e fazer parte da realização desta conquista regional.

História

Em sua história, a Paróquia traz consigo uma caminhada de conquistas e atuações importantes de sacerdotes que fizeram a diferença na comunidade. A condição de Paróquia ocorreu em 11 de março de 1931, no decreto nº 01, de dom Antônio Mazzaroto, primeiro bispo da recém-criada Diocese de Ponta Grossa.

Padre Paulo Warkocz, lazarista polonês, foi designado como primeiropároco. As obras da futura Matriz começaram em julho do ano seguinte. 12 anos mais tarde, tomou posse padre Tadeu Dziedzic, também polonês lazarista, que permaneceu até o ano de 1948, quando a direção da paróquia é confiada aos freis capuchinhos através do frei Nereu M. do Vale. Ele prosseguiu e deu continuidade nos trabalhos de edificação da Igreja Matriz, e foi o responsável pela criação da Festa de São Cristóvão, hoje catalogada como a mais antiga do Brasil pelo site Rank Brasil.

Na década de 50, com os trabalhos da nave principal prontos, a comissão liderada pelo frei Joaquim Maria, de Curitiba, trabalha em prol da edificação das torres, da aquisição do conjunto de sinos, do altar de mármore, dos novos pavilhões de festas, da nova casa paroquial e do Centro Comunitário Frei Leopoldo Mandic.

Muitos outros freis estiveram à frente da Paróquia, destacando-se nomes como: frei Irineu, frei Jaime L. Stolf, frei Jorge Tessaro, frei Clemente Vendramin, frei Jaime Manfrin (que construiu o centro comunitário e mais três capelas), efrei Anselmo Schuarça.

Em 1992, os franciscanos deram por encerrada sua missão nesta comunidade e a Paróquia foi novamente assumida pelos vicentinos da Congregação da Missão. Somente nove anos mais tarde, em janeiro de 2001, assumem os padres diocesanos.

Atualmente, a Paróquia tem em sua gestão o padre Jorge Casimirski, que assumiu após 12 anos de administração do padre ElcioGutervil. Como vigário está o padre Edevaldo Halat Carneiro.

Estrutura

A Paróquia Nossa Senhora da Luz conta com uma estrutura consolidada que atende fiéis da região central de Irati, além de bairros e comunidades do interior do município. Ao todo, são 13 capelas, 25 pastorais e movimentos, aproximadamente 450 catequizandosmatriculados anualmente, e 78 catequistas em toda a Paróquia. Semanalmente, cerca de 1200 pessoas participam de celebrações na Matriz. Junto das capelas, esse número chega a 2500 fiéis, aproximadamente.

Texto: Pastoral de Comunicação (Pascom)

Fotos: Pascom/Arquivo

Galeria de Fotos