facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1119 - Já nas bancas!
11/03/2019

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Sandro Alex virá a Mallet 

O secretário de estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex (PSD), virá a Malllet neste domingo (10). Junto com o prefeito Moacir Szinvelski (PSC), ele fará a inauguração de uma ponte na área rural do município.

 

Secretaria de Engenharia

Adriano Batista foi nomeado secretário municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo de Irati pelo prefeito Jorge Derbli. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o novo secretário também é engenheiro de Segurança do Trabalho. Ele substitui Dagoberto Waydzik, que deixou o cargo para assessorar em toda a região a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV). Função que Dagoberto já vinha desempenhando informalmente há vários anos em Irati.

 

Batata quente

Nomeado na semana passada, no dia 27, pelo decreto 126/2019, o novo secretário municipal de Fazenda de Irati, o contador Juarez Miguel da Silva, assumiu o cargo já tendo um compromisso agendado: a audiência pública de prestação de contas do Executivo, referentes ao 3º quadrimestre de 2018. A audiência foi no dia 28, na Câmara Municipal, e coube ao novo secretário responder questionamentos sobre as definições orçamentárias do Executivo, feitos pelos vereadores e por membros do Observatório Social. Que senhora batata quente!

 

Parceria internacional 

Um acordo de parceria internacional foi assinado entre Prudentópolis e a cidade ucraniana de Ternopil, nesta quarta-feira (06). Para a assinatura do termo de cooperação, veio uma comitiva de nove pessoas, incluindo empresários que visitam o Estado para conhecer as indústrias de erva-mate e embutidos do município. “Prudentópolis talvez seja um dos municípios que mais preservaram suas origens ucranianas. Esta parceria celebra isso e permite um intercâmbio em diversas áreas, inclusive empresarial”, afirmou o prefeito Adelmo Klosowski. “Tenho certeza que teremos empresas de Ternopil se instalando aqui em um futuro próximo”, disse. Também participou da solenidade para assinatura do termo o governador em exercício Darci Piana.

 

Conjove tem novo presidente

No último dia 27, o empresário, Jaime Antonio Martin Jr, tomou posse como presidente do Conselho do Jovem Empresário de Irati (Conjove). A solenidade aconteceu nas dependências da Aciai e reuniu associados, membros do Conselho, sociedade civil e autoridades.O presidente da Aciai, Elias Mansur,  cumprimentou Jaime e destacou iniciativas que poderão ser realizadas pelo Conjove. “A ideia de fomentar o associativismo e levar isso até as escolas é uma das metas. Desejo sucesso ao Jaime e acredito que vai realizar um bom trabalho. Nós da Aciai vamos dar todo apoio e suporte que precisar. Convido todos os jovens que venham conhecer e fazer parte do Conjove de Irati”, disse o presidente da Aciai. 

 

Van para assistência social

Em Irati, no próximo dia 28 de março, às 9h30, ocorrerá a entrega de entregará uma van adaptada para o transporte de pessoas com deficiência destinada às equipes que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos. A solenidade será na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social. O veículo custou cerca de R$ 240 mil e foi adquirido com recursos do fundo estadual de assistência social.

 

Super creche será inaugurada em Inácio Martins

Na próxima segunda-feira (11), ocorrerá a inauguração da super creche em Inácio Martins. Esperada há tempos pela população, esta obra representa uma grande conquista para o setor educacional do município. Satisfeito, o prefeito Junior Benato (PSD) está ansioso para fazer a entrega da creche.