facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1119 - Já nas bancas!
07/03/2019

Ordem Franciscana Secular 35 anos de vida e fé em Irati

Irati PR -1984 -201. Capela São Francisco de Assis – Paróquia NS da Luz. Franciscanos e franciscanas, nascemos para evangelizar

Ordem Franciscana Secular 35 anos de vida e fé em Irati

Caríssimos! 2019, Ano novo, vida nova! Um pouquinho da nossa história em Irati-Pr.Foi no dia 12 de fevereiro de 1984 , um domingo, em que Frei Jaime Manfrim, então pároco da Paróquia Nossa Senhora da Luz reuniu mais de 90 casais para um grande encontro de formação da fraternidade da Ordem Franciscana Secular de Irati. Com apoio de jovens do grupo dos Vagalumes, reuniram-se no Centro Pastoral São Leopoldo Mandice assim começou o entusiasmo de muitos casais e jovens na formação da Fraternidade Franciscana Secular. A Ordem Franciscana foi assim chamada após a morte de nosso Pai Seráfico São Francisco de Assis e hoje está presente no mundo há mais de 800 anos de existência, seguindo o carisma de seu fundador. 

A nossa Ordem Franciscana Seculartem uma Regra e Vida ditada por São Francisco e surgiu por inciativa de casais que queriam viver este ideal de vida deixado pelo Santo de Assis, antes foi chamada de Ordem Terceira, pois a primeira Ordem pertence aos Freis e Sacerdotes e a segunda Ordem de Santa Clara, chamada também de Claríssas, formada pelas noviças e depois a Ordem Franciscana Secular, formada por casais, também participam viúvos e viúvas, solteiros e solteiras e jovens através da Jufra.

A Ordem Franciscana Secular é como um empreendimento que precisa ser planejado e realizadocom dedicação e fidelidade nos nossos compromissos familiar e vida cristã,vivida em Fraternidade .  A vida é a maior das nossas empreitadas e adotar a regra da simplicidade é um bom começo para cada novo tempo. Assim a cada ano, começa mais uma etapa da nossa vida. Celebramos 35 anos de historia, de vida, de fé e de evangelização e começamos bem, com a graça e a luz de Deus.

A Vidae os dias que Deus nos dá, são sinais do amor de Deus por nós e devemos aproveitá-los para fazer o bem e levar a Paz . “Não nos cansemos de fazer o bem, pois, se não desfalecemos, a seu tempo, colheremos. Portanto, enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos” (Gl 6,9). Nós, franciscanos e franciscanas, nos evangelizamos, nos diz Frei Almir, quando vivemos o evangelho com simplicidade e desejamos fazer a vontade de Deus, quando nos entregamos a Deus na eucaristia; quando cultivamos uma delicadeza de consciência diante das exigências do Evangelho e  daquilo que nos é pedido para sermos santos; quando criamos laços de fraternidade.

É preciso que cada franciscano e cada franciscana, invista em si mesmo, e nossa vivencia em fraternidade é um ideal de vida de conversão ,de mudanças de atitudes,  enfim é um processo contínuo do evangelizar-se para evangelizar . Domingo dia 24/02/2019 foi celebrada a missa de ação de graças na Capela São Francisco com presença do Frei Manoel da Silva Bras Noite, representando nosso Assistente Espiritual Frei Antoninho Ferreira que se encontra enfermo em Curitiba. Esteve presente também Frei Marcos Aurelio, que acompanha a nossa Jufra. Após aconteceu a reunião e o almoço festivo. Quem desejar fazer parte desta família franciscana de Irati será bem vindo(a), as missas e reuniões da fraternidade acontecem sempre no 4º domingo de cada mês na Igrejinha de São Francisco de Assis em Irati.   Viva os franciscanos, Viva nossa Fraternidade pelos seus 35 anos de vida.

Vanderlei Kawa– Formador daOFS  Irati-Pr