facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1135 - Já nas bancas!
06/03/2019

Editorial - Descanso ou folia?

Editorial - Descanso ou folia?

A folia dos dias de carnavais em Irati está guardada e estampada em diversas fotografias e álbuns nas casas de vários iratienses. Alguns desses álbuns foram abertos por Célia Caggiano e mostram uma época em que a diversão ditou os carnavais nos clubes.

Junto a seu esposo Ângelo, e os amigos Carlos (in memmorium) e Adair Koch, Leodoni (in memmorium) e Janete Zarpellon (in memmorium), Jorge e Terezinha Maluceli, Célia fez parte de um dos diversos blocos de carnaval que tornaram a festa inesquecível na região.

Concursos de fantasia, desfiles de ruas e festas nos clubes são relembrados por muitos que participaram e testemunharam a festa ao longo do tempo.

Mas também foi ao longo do tempo que a festa foi perdendo a atenção e muitos fatores podem ter causado isso. Viagens, mudanças e até mesmo envelhecimento das pessoas podem ser alguns dos motivos pensados para que o carnaval não aconteça mais nos mesmos moldes.

Além disso, o carnaval de clube foi aos poucos substituído pelo carnaval de rua, promovido pelas prefeituras. Atualmente, muitas prefeituras tem revisto a festa por causa das finanças municipais. Desse modo, muitos lugares acabam não tendo carnaval, já que a opção dos gestores é economizar para investir em outras áreas, como saúde e educação.

Contudo, engana-se quem acha que o carnaval terminou por inteiro. A festa ainda possui muito apelo na região, e muitos lugares, como os próprios clubes tentam recuperar os antigos tempos.

O próprio Clube Polonês promove na segunda-feira (04) e terça-feira (05), em Irati, uma matinê infantil relembrando todo o costume das fantasias e festas em clubes. A intenção é resgatar a brincadeira desde jovens chamando atenção para uma festa saudável.

Porém, com festa ou sem festa, o carnaval faz parte da cultura do país e de sua identidade, reconhecida mundo afora. Aqui no Brasil, o carnaval é o que dita o começo do ano, servindo como um período que ajuda com que todos ganhem um fôlego a mais para encarar o ano.