facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1135 - Já nas bancas!
25/02/2019

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Secretário de Fazenda de Irati é exonerado

Na última quarta-feira (20), a Prefeitura de Irati publicou em diário oficial a exoneração do secretário municipal de Fazenda, Valmir Emiliano. No dia seguinte, a exoneração foi explicada por meio de nota, encaminhada à imprensa pela Secretaria de Comunicação.  A nota oficial diz:

“Seguindo recomendação do Ministério Público do Estado do Paraná, instaurou-se na Prefeitura de Irati, Comissão Processante Disciplinar, para apurar suposto desvio de conduta do então secretário de Fazenda, Valmir Emiliano. A comissão, após análise dos fatos, recomendou a demissão do secretário, a qual foi acatada pelo prefeito municipal. Cabe ressaltar que tal conduta do ex-secretário não causou prejuízo algum ao erário público.”

 

Daniele Cavalli continua cuidando da pasta

A secretária de Administração,Daniele Cavalli, que já estava comandando a Secretaria de Finanças de Irati no último mês devido às férias de Valmir Emiliano, continua respondendo pela Secretaria, acumulando as duas pastas.

 

Prestação de contas

Em Irati, a audiência pública de prestação de contas do Executivo, referentes ao 3º quadrimestre de 2018, ocorrerá na próxima quinta-feira (28), na Câmara Municipal, a partir das 13h. Na ocasião, serão apresentados os relatórios contábeis onde serão detalhados os investimentos realizados pelo poder público em todos os setores, como determina a Lei Complementar 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal). Também haverá uma prestação de contas específica do setor de saúde. A audiência é aberta à participação de todos os cidadãos interessados em saber mais sobre como se dá o uso do dinheiro público.

Parceria com os agricultores 

Com o início do ano letivo, oferecer merenda escolar de qualidade para os alunos é uma das preocupações das gestões municipais. Programas dos governos estadual e federal incentivam acompra de alimentos direto dos agricultores. E foi o que o prefeito de Inácio Martins fez. Na terça-feira (19), o prefeito Junior Benato (PSD) assinou contratos com os produtores rurais para a compra de frutas, verduras, grãos e panificados para a merenda. “Os alimentos entregues pelos agricultores são de excelente qualidade, garantindo assim uma alimentação saudável para os alunos da rede municipal de ensino”, destacou o prefeito.

Ponte é reformada em Fernandes Pinheiro (foto)

Na última semana, a Secretaria de Obras de Fernandes Pinheiro fez a reformade uma ponte na estrada deBituva das Campinas. As obras oferecem mais comodidade e segurança ao tráfego de veículos na via, que faz parte da rota de ônibus do transporte escolar do município.
 

IPTU em maio

Em Fernandes Pinheiro, neste ano o IPTU será lançado no mês de abril, com vencimento para 10 de maio. A Prefeitura Municipal de Fernandes Pinheiro informa que a cobrança nessas datas é devido ao novo Código Tributário do Município, instituído no final de 2018.

Força-Tarefa Infância Segura

O governo do Paraná lançou nesta quinta-feira (21) a Força-Tarefa Infância Segura de Prevenção e Combate a Crimes Contra a Criança que será realizada no Carnaval, entre os dias 1° e 5 de março. O objetivo é fiscalizar qualquer irregularidade em relação às crianças e adolescentes neste Carnaval, como venda de bebidas alcoólicas a menores ou uso de crianças para fins ilícitos, além de abusos de qualquer ordem. A ação será coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça, Família e Trabalho, com apoio das forças de segurança do Paraná.