facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1135 - Já nas bancas!
14/02/2019

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Economia e eficiência

A proposta do governo Ratinho Júnior (PSD) que extingue 13 secretarias e garante uma economia anual de R$ 10 milhões aos cofres públicos foi apresentada nesta semana às lideranças da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). “Nós queremos dar vida ao processo de redução. Além da economia, o projeto mostra a sinergia do governo, para que as decisões possam chegar de forma mais rápida e eficiente ao cidadão em forma de política pública”, afirmou o chefe da Casa Civil, Guto Silva, na reunião com os parlamentares.  Segundo ele, além da redução de 28 para 15 secretarias, haverá o remanejamento de algumas estruturas de governo. As mudanças – como Ratinho Júnior havia dito durante a campanha – são para modernizar a máquina pública, tornar as decisões mais ágeis e mais eficientes. O projeto será analisado pela Alep.

Francischini assume a CCJ

Depois de o deputado Nelson Justus (DEM) abrir mão de concorrer à presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o deputado Delegado Francischini (PSL) foi aclamado presidente da CCJ nesta terça-feira (12). Ele contou com o apoio do líder do governo, deputado Hussein Bakri (PSD). Francischini afirmou que o Executivo terá na CCJ um aliado na implementação de reformas necessárias, que irão tramitar com celeridade na Alep. Como exemplo, citou o projeto que reduz o número de secretarias. 

Justus na Comissão de Finanças

Nelson Justus (DEM), que foi presidente daComissão de Constituição e Justiça CCJ nos últimos oito anos, agora deverá presidir a Comissão de Finanças e Tributação. Entretanto, disse que pretende voltar a presidir a CCJ daqui a dois anos. “Meu desejo é encerrar a carreira na presidência da CCJ”, disse.

Posse do secretário de Infraestrutura e Logística 

Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da região Centro Sul prestigiam nesta quarta-feira (12), em Curitiba, a cerimônia que oficializa a posse do deputado federal Sandro Alex (PSD) como secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná (Seil). Grandes obras, como a pavimentação entre Irati e São Mateus do Sul serão comandadas pela Seil.

Posse do secretário de Turismo

Nesta terça-feira (12), o governador Ratinho Júnior (PSD) deu posse ao novo secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes. A presidente da Agência de Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro Sul (Adecsul) e representante da região turística Terra dos Pinheirais, Estela Mara Rosa, participou do evento, que ocorreu em Curitiba, no Palácio Iguaçu. Também estiveram na solenidade a secretária de Turismo de Prudentópolis Cristiane Boiko Rossetim e Oksana Jadvizak. Na ocasião, além da posse do secretário, o presidente da Paraná Turismo Jacob Mehl também assumiu o cargo.

Conjove

A posse da nova presidência do Conselho do Jovem Empresário, Conjove, de Irati ocorrerá no próximo dia 27, 19h, na sede da Associação Comercial Empresarial de Irati (ACIAI). Quem assume a gestão é o empresário do ramo de publicidade e comunicação Jaime Martini.