facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1158 - Já nas bancas!
12/02/2019

Divulgado calendário das reuniões dos Conselhos de Irati

Divulgado calendário das reuniões dos Conselhos de Irati

A Secretaria de Assistência Social de Irati, em conjunto com a Casa dos Conselhos municipais, está comunicando o calendário das reuniões dos conselhos municipais vinculados administrativamente à pasta, para o ano de 2019. Todos estes conselhos começam a atuar a partir do mês de fevereiro.

Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) - toda 2ª quinta-feira de cada mês, às 8h30.

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) – toda 1ª quinta-feira de cada mês, às 9h.

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) – toda 1ª quarta-feira de cada mês, às 9h.

Conselho Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPM) – toda 2ª quarta-feira do mês, às 13h30.

Conselho Municipal dos direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) – toda 3ª terça-feira de cada mês, às 13h30.

A Casa dos Conselhos Municipais funciona à Rua Coronel Pires, 826, nos fundos do Centro Administrativo Municipal (CAM). O telefone é o 3907 3151, e o e-mail é casadosconselhosiratipr@gmail.com .

Objetivos da Casa dos Conselhos

A Casa dos Conselhos é uma instância municipal, de caráter permanente, que presta atendimento no que diz respeito ao controle social dos conselhos, dos fóruns e comitês municipais vinculados às secretarias municipais.

O Controle Social tem sua concepção advinda da Constituição Federal de 1988 e da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) 1993, como instrumento de efetivação da participação popular no processo de gestão política-administrativa-financeira em caráter democrático e descentralizado. A nova sede do espaço foi inaugurada em setembro de 2018.

Entre os objetivos da Casa dos Conselhos está o de deliberar sobre as políticas públicas de controle social dos conselhos, dos fóruns e dos comitês municipais vinculados às secretarias municipais, funcionando como espaço físico, e estrutura de apoio comum a eles.

Para a secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich, “é importante que a sociedade civil se utilize deste espaço legitimo no processo de construção e reivindicação de políticas públicas para cada segmento, assegurando assim, a garantia dos direitos e da proteção social de cada membro”. A secretária tem como uma das metas para este ano a reativação do Conselho Municipal de Juventude.

Foto/Texto: Assessoria PMI

Galeria de Fotos