facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1158 - Já nas bancas!
11/02/2019

Editorial - Cuidados pequenos que diminuem as chances de uma tragédia ocorrer

Editorial - Cuidados pequenos que diminuem as chances de uma tragédia ocorrer

O verão, com suas altas temperaturas, faz com que passeios sejam sempre ao ar livre. As pessoas procuram estar perto da natureza e, junto a isso, aproveitam maneiras para se refrescar em meio ao calor.

Os rios, piscinas, cachoeiras e praias são muito visitados nesta época. Os locais servem para prática de esporte e divertimento, não só amenizando o calor, mas também proporcionando a integração com um grupo.

No entanto, muitas dessas imagens positivas podem se tornar negativas. Na região, casos de afogamentos têm chamado atenção especialmente porque envolveram vítimas fatais.

As mortes causadas por afogamento ocorreram justamente porque pessoas tentaram salvar a outra pessoa que estava se afogando. Aconteceu em Mallet com dois amigos, mas também em Prudentópolis, causando uma tragédia para uma família, que perdeu três integrantes de uma só vez, incluindo um adolescente de 14 anos.

Os afogamentos acontecem especialmente nos momentos em que as pessoas estão se divertindo, o que faz com que muitas pessoas acabem não se preocupando com determinadas situações. Por isso, momentos de pesca e de confraternização com amigos, podem acabar com perdas e tristeza.

Com o afogamento acontecendo, muitos são pegos de surpresa, e na tentativa de salvar o outro, acaba se tornando mais uma vítima no número total.

É indicado que as pessoas tenham pequenos cuidados que podem diminuir as chances de uma tragédia acontecer, ou até mesmo evitá-la.

Entre os cuidados estão: não tentar salvar, a não ser que se tenha habilidade para isso; quem não sabe nadar precisa cuidar para estar em local que dê pé; já quem sabe nadar, precisa também estar atento com a profundidade e a correnteza do local.

São cuidados pequenos, que podem fazer uma diferença tremenda nas férias e passeios das pessoas.